Escola revitaliza horta e inaugura o ‘Quintal do João’

27 de outubro de 2017 • André Cruz

A Escola Municipal João do Nascimento, em Santa Teresinha, entregou nesta quinta-feira, à tarde, a revitalização da horta existente na unidade, que atende crianças de 0 a 5 anos. O trabalho faz parte de um projeto da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba) e Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo). Também foi inaugurado o ‘Quintal do João’.

A diretora da Escola, Cristiane Gomes Salati de Marco, explicou que as brincadeiras são eixos fundamentais no projeto pedagógico. “Temos uma preocupação muito grande em promover um ambiente que possibilite a efetivação dessa proposta. Assim surgiu a ideia de incrementar nosso parque, para que se tornasse ainda mais estimulante, alegre e acolhedor reforçando, a ideia do quintal das nossas infâncias, onde podemos soltar a imaginação e brincar prazerosamente”, disse.

De acordo com Cristiane, a horta também faz parte do projeto pedagógico. “Além de uma merenda balanceada, tendo o cardápio elaborado por nutricionista da DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição), nossa escola desenvolve ações pedagógicas de incentivo e uma delas é nossa horta, pois as crianças ficam encantadas com o processo de produção das verduras e hortaliças e se sentem mais motivadas a experimentar novos alimentos”, explicou.
O presidente da Coplacana, Arnaldo Antonio Bortoletto, disse que o projeto busca a valorização da terra. “Além dos alunos conhecerem novos sabores, eles são conscientizados sobre a importância de cuidar e preservar o meio ambiente, que tanto tem a nos oferecer”, disse Bortoletto. Para o gerente do Departamento Técnico Agronômico da Afocapi, José Rodolfo Penatti o projeto foi desenvolvido com uma metodologia diferenciada e criativa, que alia conhecimento à prática. “Com a horta suspensa, os alunos têm contato direto com a terra, eles descobrem o valor de plantar e colher, acompanham o desenvolvimento diário das hortaliças, desde a montagem dos canteiros, plantio de mudas e sementes e os cuidados que elas necessitam para se desenvolver”, comentou o diretor.

Participaram do evento ainda a assessora pedagógica Teresinha Finguerut, que representou a secretária municipal da Educação, Angela Jorge Corrêa, a coordenadora da Educação Infantil da secretaria, Sandra Perina, e a supervisora de Educação Infantil Vanderli Donizete Rosa Vasconcelos.

Fotos: André Cruz