Escola Prof. Taufic Dumit comemora 20 anos

12 de março de 2020 • André Cruz

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Taufic Dumit, na Vila Sônia, completa 20 anos de funcionamento. A unidade foi inaugurada no dia 13 de março de 2000. Para comemorar, uma festa com a comunidade escolar está marcada para sábado, 14/03, às 14h.

Às 14h30, haverá uma solenidade realizada pela Prefeitura para marcar a data e entrega de uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador José Aparecido Longatto, à direção da escola, professores e funcionários.   O vereador é o autor do projeto que denominou a escola.

O prefeito Barjas Negri e a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, vão participar do evento. As filhas do professor Taufic Dumit, Agda Maria Dumit Pizzinatto e Cristina Maria Dumit Sewel também vão participar da festa.

No evento, haverá apresentações culturais elaboradas pelos alunos. A primeira delas, às 14h30, será com a turma do 1º ano que vai apresentar o musical “Vamos Construir”. Ainda como parte da solenidade, haverá homenagens aos educadores que participaram e participam da vida escolar da EM Taufic Dumit.

A ESCOLA –  A construção da escola foi autorizada em 17 de fevereiro de 1998 e, em 18 de abril de 1999, ocorreu o lançamento da pedra fundamental. A escola entrou em funcionamento em 7 de fevereiro de 2000. Atualmente, atende aproximadamente 420 alunos de 6 a 10 anos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nos períodos da manhã e tarde. São cerca de 30 funcionários, incluindo os professores. A unidade sedia ainda um núcleo de educação de jovens e adultos no período noturno, e uma sala de leitura com aproximadamente 14 mil livros cadastrados e dispõe de quadra poliesportiva coberta.

PROJETOS – Vários projetos são desenvolvidos na EMEF Taufic Dumit. O Amigos do Trânsito é realizado desde 2009, em parceria com o CIET (Centro de Educação Infantil para o Trânsito). Também é desenvolvido na escola, desde 2002, o programa Sempre Sorrindo, em parceria com a FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba). Há ainda o projeto de musicalização, realizado em parceria com a Guarda Civil Municipal desde 2009, projetos de leitura, de alimentação saudável, contra o bullying, projeto de educação no trânsito e de história e cultura afro-brasileira e indígena.

PATRONO – O professor Taufic Dumit nasceu na cidade de Kenet, no Líbano, em 1923, e veio para o Brasil ainda criança. Naturalizou-se brasileiro e se casou com Walda Valentini Faganelo Dumit, com quem teve três filhas: Cristina, Agda e Rosana. Cursou pedagogia na Faculdade de Letras de Tatuí e foi assistente de direção da Escola Estadual Maria de Lourdes Consentino, na Vila Sônia. Como esportista, Taufic foi jogador do XV de Piracicaba e também juiz de futebol. O professor faleceu em 3 de fevereiro de 1998.