Escola Municipal do Jardim Planalto promove palestra sobre formação

6 de setembro de 2012 • André Cruz

“Apoiamos e incentivamos ações tão importantes como esta”, diz a Secretária Municipal de Educação, professora Nély Guidolin Lima.

Fotos produzidas pela escola

foto2A Escola Municipal de Ensino Fundamental e de Educação Infantil “Enedina Lourenço Vieira”, localizada no Jardim Planalto, ofereceu para os profissionais da área que atuam na unidade a palestra “Aprendizagem significativa: aproveitando os desafios do cotidiano escolar”, proferida pela palestrante, professora Sidnéia Garcia y Garcia. O evento realizou-se no dia 05 de setembro, no prédio 3 da escola, com o objetivo de trabalhar a formação das 36 professoras, três estagiárias e quatro orientadoras de alunos. “O tema vem de encontro com as necessidades formativas do grupo”, afirma a diretora Érica Canale. Segundo ela, a escola promove pelo menos dois encontros (palestras e/ou oficinas) por ano, para dinamizar e aperfeiçoar a formação da equipe. Atualmente, 680 alunos estão matriculados na unidade.

O tema

Os assuntos discutidos a partir do tema “Aprendizagem significativa: aproveitando os desafios do cotidiano escolar” foram:

•Desafios do cotidiano escolar (preciosidades que devem ser consideradas e aproveitadas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas e efetivas);
•O compromisso frente à tarefa de educar;
•Gana e garra;
•Inquietações / incômodos (necessários para o crescimento profissional);
•Predisposição para fazer o melhor e da melhor maneira;
•Revisão e aprimoramento das práticas educativas.

foto5A palestrante

Sidnéia Garcia y Garcia é formada em Pedagogia. Trabalha no Colégio Piracicabano há 22 anos, como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Atuou como professora e supervisora de estágio no Curso de Magistério do Colégio Piracicabano oferecido aos professores da rede municipal de ensino. Administrou cursos e oficinas de capacitação aos professores das redes pública e privada. Ministra palestras sobre os desafios do cotidiano escolar enfrentados pelos educadores e as diversas maneiras de “converter” esses desafios em ricas possibilidades pedagógicas.

A Tribuna Piracicabana, 05 de setembro de 2012

Tribunapos