Escola Municipal do bairro Pau Queimado comemora 18 anos de municipalização

7 de abril de 2017 • André Cruz

As primeiras atividades na escola tiveram início em 1922
No dia 31/03, na Escola Municipal Professor Manoel Rodrigues Lourenço, localizada no bairro Pau Queimado, houve festa com muita emoção. Tudo porque a escola comemorou 18 anos de municipalização. Além de brincadeiras, bolo e bexigas, a escola prestou várias homenagens a Manoel Valverde, que cedeu o terreno para a construção da unidade há 65 anos, e ao patrono professor Manoel Rodrigues Lourenço.

Na parte da manhã, os alunos do 5º ano prestaram homenagem aos familiares de Manoel Valverde, com carta de agradecimento, biografia, fotos antigas da escola, um acróstico produzido pela professora Neire Romani Castilho Basso e uma rosa branca dada pelos alunos.

Já no período da tarde, os alunos do 2º e 3º ano homenagearam o patrono da unidade, professor Manoel Rodrigues Lourenço, com biografia e apresentações de poemas.

Atualmente a escola atende 195 alunos, de 4 a 10 anos. Conta com uma equipe de sete professoras, além da diretora, orientadora, escriturária, professora de educação física, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e zelador.

rodri9

Histórico da escola – As atividades do Grupo Escolar do Bairro Pau Queimado, foram iniciadas em 1922, em uma residência da família Valverde. Tratava-se de uma sala de aula, que atendia as crianças de 1ª e 2ª série. Com o passar do tempo, para atender a demanda de alunos, José Valverde foi aumentando o número de salas construídas em outro terreno, chegando num total de cinco salas.

Em 1932, o espaço recebeu o nome de Escolas Reunidas do Bairro Pau Queimado de José Valverde.  Tempos depois, o nome foi alterado para Grupo Escolar do bairro Pau Queimado. Somente em 1999 a unidade recebeu o nome de se Escola Municipal Professor Manoel Rodrigues Lourenço.

Patrono – Manoel Rodrigues Lourenço nasceu em Anhembi, em 25 de janeiro de 1901 e faleceu em 12 de março de 1987. Foi professor, artista plástico, poeta e cantor. Aos 12 anos de idade já era órfão de pai e mãe, e aos 14 anos perdeu a visão de um olho, em um acidente.

Em 1920 diplomou-se professor pela Escola Normal Superior, atual Escola Sud Mennucci. Dirigiu o Grupo Escolar do bairro Dois Córregos, considerado o melhor Grupo Escolar Rural do estado de São Paulo durante a sua gestão. Transformou um simples Grupo Escolar em modelo para as escolas situadas na zona rural.

Como homem público lutou nas revoluções de 1930 e 1932. Na política, foi por diversas vezes vereador e presidente da Câmara. Dentre as inúmeras atividades exercidas pelo professor Manoel Rodrigues Lourenço, destaca-se sua função de educador, por ter se dedicado ao magistério por mais de trinta e cinco anos, sempre envolvido com as Escolas Rurais.

rodri1
rodri2