EMEI Joaninha Morganti completa 60 anos

9 de agosto de 2019 • André Cruz

A creche Joaninha Morganti, no bairro Pauliceia, completa 60 anos de funcionamento em 2019. A unidade, localizada à rua da Constituição, 151, é uma das primeiras do município e foi criada como Parque Infantil.

Para comemorar o aniversário, a Prefeitura realizará uma solenidade amanhã, 10/08, às 10h. Várias atividades estão programadas. O evento integra a programação do aniversário de 252 anos de Piracicaba. O prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, e demais convidados vão participar da solenidade.

Amanhã também será inaugurada uma exposição com fotos antigas da escola, dos ex-alunos e de educadores que atuaram na unidade.

Durante a cerimônia, serão realizadas homenagens para as pessoas que fazem parte da história da unidade escolar. Também será conhecido o desenho vencedor do concurso que escolheu a logotipo do aniversário. A peça, desenvolvida pelos alunos, vai estampar a camiseta que será usada pelos alunos no desfile de Sete de Setembro. No total, 20 trabalhos foram selecionados no concurso e um será premiado. Todos os participantes, no entanto, receberão medalhas e o vencedor ganhará um troféu. Todos receberão, ainda, certificado de participação.

Também haverá apresentação musical. As crianças, professores e gestores da escola vão interpretar a canção “Tem Criança na 23”, composta especialmente para marcar o aniversário. Além disso, haverá plantio de árvore e deposição de cápsula do tempo, com objetos como jornais do dia, fotos dos educadores, alunos e participantes da solenidade, entre outros itens. A cápsula ficará enterrada no pátio da escola e será aberta daqui a 20 anos.

HISTÓRIA

As primeiras creches surgiram em Piracicaba no ano de 1959 e foram inauguradas pelo então prefeito Luciano Guidotti. A hoje EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Joaninha Morganti começou a ser planejada em 6 de março de 1957, por meio do decreto número 241.

No ano seguinte, a lei complementar 698 autorizou o município a adquirir os terrenos para a construção do Parque Infantil do bairro Pauliceia. O Parque Infantil transformou-se em creche e tinha a função de prestar assistência e cuidados durante o período de trabalho das mães e, ainda, atuar na erradicação da desnutrição e na redução da mortalidade infantil. Nessa época, a creche era lotada na secretaria de Bem Estar Social.

Na década de 1980, com a nova Constituição, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), começou a preocupação da ação educativa na educação infantil. Foi nesse período que houve a integração da escola à Secretaria Municipal de Educação que, a partir de então, passou a receber toda a orientação de funcionamento no contexto de Educação Infantil.