EM Getúlio Dornelles Vargas realiza Feira Cultural

7 de novembro de 2018 • André Cruz

A EM Getúlio Dornelles Vargas realizou no dia 27 de outubro, das 8h às 12h30, a Feira Cultural 2018 – “Leitura, uma viagem que encanta”. O objetivo é fomentar o hábito da leitura desde a infância.

A Feira Cultural é uma atividade permanente da escola e que faz parte do seu calendário, acontece no último bimestre e busca transformar os saberes mais significativos para cada segmento em apresentações criativas que evidenciem ao público, uma pequena parte de todas as experiências que foram desenvolvidas sobre o tema, de forma sintetizada e organizada nos diferentes tempos e espaços.

De forma lúdica e convidativa, foram apresentadas as mais diversas produções realizadas pelas crianças, onde através das práticas vivenciadas no cotidiano puderam conhecer e explorar diferentes gêneros literários, percorrendo além dos contos clássicos infantis, a poesia, a literatura de cordel, as lendas, parlendas e outros, utilizando-se das múltiplas linguagens como a dança, dramatização, teatro, canções, desenhos, fotografias, modelagem etc.

O tema também buscou unir a família no universo escolar da criança, dedicando um tempo de qualidade e bons frutos. Foram apresentados trabalhos desenvolvidos em parceria com as famílias, como a “maleta viajante”, onde as crianças puderam partilhar momentos de muita alegria e prazer pela leitura com seus familiares e socializar a experiência com os amigos.

“O caminhar pela exposição despertou nos visitantes a importância da valorização da leitura desde cedo, para se tornar um adulto leitor”, explicou a diretora da escola Silmara Soares da Silva.

Houve também, o momento dedicado a apresentações das crianças e professoras, que levaram os visitantes, através da dança e do teatro, a uma viagem encantadora ao universo da leitura, com temas e personagens como: Chapeuzinho Vermelho (Irmãos Grimm), Branca de Neve e os sete anões (Jacob Grimm), clássicos da Disney, Camilão o Comilão (Adaptação da história de Ana Maria Machado), Sítio do Seu Lobato (Ciranda Cultural), O Pato (Vinícius de Moraes), Saci Pererê (Monteiro Lobato), A Casa (Vinícius de Moraes) e Alice no país das maravilhas (Lewis Carrol).

“Assim, nossa Feira Cultural foi a culminância de todo o processo de aprendizado vivenciado pelas crianças”, disse Silmara.