Educadores da Rede participam de cursos na área de educação inclusiva

11 de abril de 2017 • André Cruz

O Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início em abril a quatro cursos de formação na área de educação inclusiva destinado aos professores, diretores e coordenadores da Rede Municipal. O objetivo dos cursos é o aperfeiçoamento da prática pedagógica voltada ao aluno com deficiência. A programação segue até julho com um encontro mensal.

Os cursos oferecidos são nas áreas de Deficiência Visual e Cegueira; Deficiência Auditiva e Surdez; Deficiência Intelectual e um curso especifico para professores auxiliares.  Todos eles são oferecidos nos períodos da manhã e tarde, e a carga horaria varia entre 12h e 16h. Foram disponibilizadas 40 vagas por período.

Segundo a diretora do Núcleo de Educação Especial, Vanessa Souto, a formação de educação inclusiva busca assegurar o acesso e a participação autônoma do aluno nas atividades desenvolvidas em sala de aula possibilitando ao professor reflexões sobre a educação dos alunos com deficiência. “Além disso, os educadores receberão dicas de como desenvolver com os alunos estratégias e recursos para acessibilidade ao currículo ampliando os conhecimentos teóricos, visando uma prática eficiente”, explica. Atualmente, a Rede atende 326 crianças e 11 adultos com deficiência.

As aulas serão ministradas pela equipe do Núcleo Municipal de Educação Especial da SME.