Educadores da Rede Municipal terão cursos gratuitos de febre maculosa e resíduos sólidos

13 de fevereiro de 2017 • André Cruz

Serão quatro cursos ao todo; as inscrições podem ser feitas no site da SME

Professores, coordenadores e diretores das escolas de educação infantil e ensino fundamental da Rede podem se inscrever até 24/02 em mais dois cursos gratuitos de educação ambiental oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME): Prevenção à Febre Maculosa e Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Consumo Responsável e Gerenciamento de Resíduos no Ambiente Escolar. As inscrições para o curso de formação de Agentes Multiplicadores para Preservação e Conservação da Água: Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de Vida e Saúde seguem até dia 17/02. As inscrições para o curso de extensão em Saúde Geral e Bucal terminaram ontem, 13/02. Os interessados podem se inscrever no site da SME: educação.piracicaba.sp.gov.br.

De acordo com a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, o curso Prevenção à Febre Maculosa tem a finalidade de sensibilizar a população quanto ao problema de saúde pública causado pela bactéria encontrada no carrapato estrela. “As escolas participantes receberão um cartão plastificado contendo exemplares (reais) de carrapatos e informações sobre sintomas da febre maculosa, uma cartilha sobre o carrapato estrela e uma apresentação em power point para utilização em sala de aula”, informou.

Dinâmica da doença, hospedeiros e vetores, elementos que compõem o ciclo de interação da febre maculosa brasileira com o ambiente, incluindo hospedeiros e vetores e medidas educativas para prevenção da doença serão temas abordados durante o curso agendado para os dias 21, 27 e 28 de março, das 8h às 11h, e das 13h30 às 16h30, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Serão disponibilizadas 80 vagas em cada período.

copia

Ilustração do cartão plastificado contendo exemplares (reais) de carrapatos e informações sobre sintomas da febre maculosa

Já o curso de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Consumo Responsável e Gerenciamento de Resíduos no Ambiente Escolar terá encontros mensais distribuídos entre os meses de março e novembro, sendo 10 encontros presenciais e 10 atividades práticas pedagógicas, totalizando 80 horas de curso. Os encontros serão às quintas-feiras no período da tarde.

Assuntos como consumo responsável, resíduos, 3R’s, políticas públicas nacionais, estaduais e municipais relacionadas a resíduos, oficinas para elaboração de intervenção na escola, compostagem, entre outros, farão parte do conteúdo. Serão disponibilizadas 20 vagas.

De acordo com a coordenadora dos projetos de educação ambiental da SME, Laís Ferraz de Camargo, as questões aprendidas pelos professores serão repassadas às crianças, que passarão a ver o meio ambiente com outros olhos. “Elas vão saber preservar, saber a importância do meio ambiente na vida delas. A importância da água, do resíduo, onde colocar o lixo, coleta seletiva e não jogar na rua, por exemplo”, explica. “A intenção é que todos os participantes façam intervenções em sala de aula e na comunidade”, acrescenta.