Educadores da Rede iniciam curso Educação Ambiental e Resíduos Sólidos

19 de abril de 2017 • André Cruz

A Rede Municipal de Ensino oferecerá ao longo deste ano cursos gratuitos de educação ambiental e saúde geral e bucal para professores e coordenadores das escolas de educação infantil e ensino fundamental. Serão quatro cursos ao todo e amanhã, 20/04, inicia-se o curso de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Consumo Responsável e Gerenciamento de Resíduos no Ambiente Escolar. O curso terá encontros mensais distribuídos entre os meses de abril e novembro, sendo 10 encontros presenciais e 10 atividades práticas pedagógicas, totalizando 80 horas. Os encontros serão às quintas-feiras, no período da tarde, na Secretaria Municipal de Educação (SME).

Assuntos como consumo responsável, resíduos, 3R’s, políticas públicas nacionais, estaduais e municipais relacionadas a resíduos, oficinas para elaboração de intervenção na escola, compostagem, entre outros, farão parte do conteúdo.

De acordo com a coordenadora dos projetos de educação ambiental da SME, Laís Ferraz de Camargo, as questões aprendidas pelos professores serão repassadas às crianças, que passarão a ver o meio ambiente com outros olhos. “Elas vão saber preservar, saber a importância do meio ambiente na vida delas. A importância da água, do resíduo, onde colocar o lixo, coleta seletiva e não jogar na rua, por exemplo”, explica. “A intenção é que todos os participantes façam intervenções para além da sala de aula, possibilitando o envolvimento de toda a comunidade escolar”, acrescenta.

O curso também está previsto no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) – decreto municipal nº 15.935/2014, como meta a curto, médio e longo prazo. A fim de atender o Plano, o conteúdo do curso foi elaborado pela Comissão de Acompanhamento do PMGIRS em conjunto com a Coordenação de Educação Ambiental da SME. Já para a sua execução, o GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) contratará empresa especializada, por meio do recurso da PPP (Parceria Público Privada) do lixo, para projetos de educação ambiental.