.: Educação reforça time de Formação Continuada

2 de setembro de 2022 • Ygor Oliveira

Com o objetivo de preparar e promover a capacitação dos servidores por meio da formação continuada própria, o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, convocou quatro novas professoras que realizarão trabalhos com a Rede Municipal de Ensino nas áreas étnico-raciais, educação física e educação ambiental.

O time da Formação Continuada da SME já contava com quatro professoras. Henriqueta Lucas dos Reis Santos e Raquel Spigolon Bettio, na área da língua portuguesa, e Ana Lúcia Lorencetti Marra e Flávia de Andrade Brito, na matemática. Dessa forma, O time dobra de tamanho com a chegada das novas profissionais.

Equipe contará com oito professoras, englobando as áreasdas relações étnico-raciais, educação física e educação ambiental, além de língua portuguesa e matemática.

O intuito, segundo o secretário da Pasta, é intensificar o trabalho que a equipe de formação desenvolve em toda a Rede Municipal de Educação. “Estamos reforçando a nossa equipe de formadoras, englobando áreas de importância para a Rede, como as relações étnico-raciais, a educação ambiental e a educação física, promovendo debates e capacitação das equipes pedagógicas, como professores, coordenadores e gestores escolares”, destaca Bruno.

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – A professora Lia Teodoro Martins será a formadora de educação das relações étnico-raciais, trabalhando na área da diversidade e contemplando, especificamente, o reconhecimento ancestral da formação do povo brasileiro, atendendo às leis 10.639/03 e 11.645/08, que prevêem a obrigatoriedade de ensino da história e cultura negra e indígena nas escolas.

Pretende-se trabalhar com a formação continuada de professores da educação infantil e fundamental e produção de material didático dentro desta temática.

“A formadora Lia Martins chega para implementar as discussões sobre a questão étnico-racial, bem como de comportamento das equipes escolares, para que episódios de discriminação como os anunciados nos últimos dias nunca mais ocorram na Educação de Piracicaba”, pontua o secretário Bruno Roza.

Flavia de Andrade Brito e Ana Lúcia Marra, formadoras da área da matemática da Rede Municipal de Ensino.

EDUCAÇÃO FÍSICA – Quem atuará na área da formação continuada de professores de educação física é a professora Priscila Lima. Como plano de ação inicial, a formadora pretende orientar e acompanhar o trabalho dos professores ingressantes junto com a coordenação pedagógica das escolas.

Ouvir, orientar e assessorar a gestão pedagógica, no que tange às ações pedagógicas dos professores de educação física, além de visitar, mediante agendamento e acompanhar o trabalho dos professores de educação física, bem como ser responsável pelo controle e compra de materiais esportivos e brincantes das escolas para uso nas aulas de educação física, atendendo os conhecimentos tratados no Currículo da Rede Municipal.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A formação na área da Educação Ambiental será realizada na Rede Municipal de Educação pelas professoras Kelly Mônaco Coletti e Sueli Fonseca Alves.

Segundo elas, a atuação da educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada e transversal, contínua e permanente em todos os níveis de modalidades do ensino. Para isso serão realizados processos formativos com foco na educação formal e não formal, além de demais ações que visam a implementação do Plano Municipal de Educação Ambiental, conforme as atribuições do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), sediado na SME.

“A atividade das formadoras que chegam agora conosco muito somará ao trabalho de qualidade que a nossa equipe de matemática e língua portuguesa já prestam à Rede”, finaliza o secretário da Pasta.

Texto: Thiago Marquezin/ SME Fotos: Fábio Lisboa/ SME