Artigo: Educação infantil em constante evolução

9 de abril de 2019 • André Cruz

Por: Angela M.C. Jorge Corrêa, secretária municipal de Educação

A rede municipal de educação de Piracicaba reafirma seu comprometimento com o ensino público de qualidade. As escolas de educação infantil chegaram em março/19, a 19.301 crianças  de 3 meses a 5 anos atendidas nas 89 escolas destinadas à essa faixa etária. Esse número significa que mais 422 crianças foram matriculadas na rede municipal em relação às 18.879 atendidas em 2018.

Na comparação com o ano de 2016, quando as escolas municipais de Educação Infantil atendiam 17.664 crianças, a alta no número de alunos de 0 a 5 anos atendidos foi de 8,65%, o que significa mais 1.537 crianças matriculadas. Esse número equivale à construção de sete escolas de educação infantil.

Considerando-se a evolução do número de crianças matriculadas em creches, de 2004 a março de 2019, esse número cresceu de 2.783 para 10.881 matrículas, quase quadruplicou, pois foram incluídas 8.098 crianças no período.

Planejamento e organização das escolas por meio de equipes capacitadas, aliada à construção, ampliação e encampação de unidades, são fatores primordiais para que a expansão da oferta de vagas, somada à qualidade do ensino oferecido, sejam prioridade e uma constante em Piracicaba.

Neste ano, a prefeitura encampou a creche Marshlea Dawsey (AMAS), no bairro Nova América. Já em 2018, a Prefeitura encampou a EM Ada Dedini Ometto, na Vila Rezende. Ainda em 2018, foi concluída a segunda etapa da ampliação da EM São Vicente de Paulo, no Centro. Em fevereiro de 2018, a Prefeitura colocou em funcionamento a Emei Profº Almir de Souza Maia, no Residencial Ipês. No total, a Prefeitura mantém 89 escolas de educação infantil.

Esses investimentos refletem também na geração de empregos. Para expansão de vagas e em decorrência da construção de escolas, a Prefeitura contratou, por meio de concursos públicos professores de educação infantil, além de funcionários de apoio e designação de diretores.

Além disso, outras unidades de educação infantil já foram anunciadas. No começo deste ano, foi confirmada a construção de uma Emei no bairro Tatuapé. O investimento na unidade será de R$ 2,3 milhões. A escola atenderá cerca de 150 crianças. Outra escola será construída para atender moradores do conjunto habitacional Vida Nova.

A expansão contínua reflete na antecipação do cumprimento de objetivos. É o caso, por exemplo, da meta proposta pelo Plano Nacional de Educação, que prevê o atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches até 2024, pois a educação para essa faixa etária não é obrigatória. Piracicaba já cumpriu e superou esse patamar em quase 11 pontos percentuais. As escolas municipais de Educação Infantil atendem 60,93% das crianças de 0 a 3 anos. Isso equivale a 10.881 crianças em creches de uma população de 17.858 nessa faixa etária. Ressaltamos ainda que as escolas da Prefeitura atendem 100% da demanda das crianças de 4 e 5 anos, na pré-escola, faixa etária obrigatória desde 2016.

Esses investimentos, associados a indicadores do ensino fundamental, consolidaram a cidade em 2017 e 2018 na liderança do ranking nacional IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) da consultoria Macroplan no segmento educação.

Os números elencados acima e avaliações externas demonstram que a aplicação de recursos públicos na área educacional tem sido feita de maneira acertada em Piracicaba. O objetivo é sempre ofertar educação de qualidade em todas as escolas municipais da cidade, com investimento em professores e funcionários, para garantir que as nossas crianças tenham acesso a boas escolas desde a primeira infância, uma das fases mais importantes da vida.

Angela M. C. Jorge Corrêa

Secretária Municipal de Educação de Piracicaba