Educação coleta mais de 2.400 assinaturas pela vinda do Baep a Piracicaba

19 de março de 2019 • André Cruz

Ação foi pensada pelo prefeito Barjas Negri e ganhou adesões da Câmara, Diocese, Gazeta, Jornal de Piracicaba e Acipi

Texto: Eleni Destro

Foto: Fernanda Schmidt

A Secretaria Municipal de Educação também entrou na campanha pela instalação do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) em Piracicaba, ação iniciada pelo prefeito Barjas Negri. O envolvimento resultou em 2.414 assinaturas para o abaixo-assinado que será entregue com o pedido ao governador do Estado, João Dória Jr.. As listas para o abaixo-assinado ficaram disponíveis nas escolas da Rede Municipal de Ensino e também nos departamentos da Secretaria, Pasta comandada pela secretária Angela Jorge Corrêa.

A campanha tem como parceiros a Câmara de Vereadores, a Gazeta de Piracicaba, a Diocese, o Jornal de Piracicaba e a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), além de articulação do deputado estadual Roberto Morais (PPS). Na sexta-feira, 15/03, foi feita a coleta no Terminal Central de Integração (TCI), com a adesão de mais de 500 pessoas. “Foi muito significativa a participação dos professores, funcionários e alunos da Rede Municipal de Ensino na campanha. Isso mostra que todos estão preocupados com a questão da segurança em Piracicaba”, reforça Barjas.

De acordo com o prefeito, o governador Dória assumiu compromissos com Piracicaba, durante sua campanha no ano passado, e um deles foi a instalação do Baep. Depois que assumiu o governo, ele tem mantido a questão da segurança como uma de suas prioridades e esse abaixo-assinado tem o poder de reforçar essa intenção. Dória também anunciou a criação de 4 novos Batalhões: São Bernardo, São Paulo (região Central), Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Atualmente, há cinco Baeps distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da Capital e Barueri. A previsão é que os quatro novos Baeps passem a funcionar em meados de abril.