E.M. Professora Neusa Sueli de Oliveira faz homenagem às mães

9 de maio de 2016 • André Cruz

Objetivo do evento foi valorizar a mulher por meio de diversas atividades

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME7744

Coffee break, apresentação e aula de dança de salão, massagem, limpeza de pele, oficina com filmes e palestras, design de sobrancelha, maquiagem e sorteio de uma cesta de produtos de beleza. Foi essa a programação que a Escola Municipal Professora Neusa Sueli de Oliveira, do bairro Terra Rica, preparou para homenagear não só as mães, mas todas as mulheres da comunidade. Aberto ao público, o evento aconteceu durante todo o dia de sexta-feira, 06/05, e contou com uma decoração especial feita pelas crianças e professoras da escola.

“Foi pensando na valorização da mulher, daquela que além de cuidar do filho, cuida da casa, faz almoço e sai para trabalhar, que fizemos esse dia para elas”, disse a diretora da escola, Eloísa de Toledo Cruz. Ela conta que desde o início do ano pensa em como abordar as datas comemorativas na escola, considerando as diferentes estruturas familiares. “Temos que trabalhar com a nossa realidade, pensar em todas as crianças, naquela que não tem mãe, que é criada pela avó ou que mora em abrigo. Então, pensando nessa diversidade, em reunião com professores e pais, resolvemos fazer algo diferente, que despertasse esse lado mais afetivo, até porque não adianta presentear a mãe um dia, e o resto do ano brigar com ela”, brinca Eloísa.

Durante as atividades, as crianças, apesar da ansiedade, tiveram aula normal. “Elas ficaram empolgadas, pois ajudaram a construir tudo isso. Pedimos a elas para trazerem foto de suas mamães, seja só dela, com o marido ou a família toda, justamente para resgatar esses valores familiares, da mãe, da mulher na sociedade hoje”, enfatiza a diretora.

_SME7671

Diretora da escola, Eloísa de Toledo Cruz

Sueli Alves de Oliveira, mãe do pequeno Nicolas, que estuda na escola há três anos, disse se sentir privilegiada por participar de um dia como esse. “Já fiz limpeza de pele, sobrancelha, maquiagem e pretendo fazer tudo o que tenho direito hoje. É uma coisa diferente que nunca teve aqui”, comemorou.

_SME7701

Sueli Alves de Oliveira, tirou o dia para aproveitar as atividades oferecidas pela escola

Thaís Piacentini Prado Gonçalves, mãe de Davi, ficou muito feliz em conseguir prestigiar o evento na companhia de sua mãe, Priscila Prado, e de seu filho, pois acha muito importante a presença da família nas atividades escolares. “Ele me perguntou ansioso ‘mamãe você vai na minha escola hoje’? Ou seja, eles esperam isso da gente. Também temos que valorizar o trabalho que é feito pela escola, esse momento que podemos estar mais integradas com nossos filhos; e foi bom o evento ser o dia todo, porque se fosse só um período eu não conseguiria vir”, relatou Thaís, que é professora e foi maquiada por uma voluntária.

_SME7764

Davi se diverte entre a mãe, Thaís Piacentini Prado Gonçalve e a avó, Priscila Prado

Já a mãe de Thaís aferiu pressão e testou diabetes e glicemia com os voluntários do PSF (Programa Saúde da Família) do bairro, participou da oficina Mulher: Além do ser Mãe. “Gostei muito das atividades e de passar o dia com minha filha e com meu neto, porque a gente não tem tempo de sair e cuidar da gente. Foi muito gostoso”, disse Priscila.

Além de ajudar a organizar a homenagem para as mães e abrir o evento com uma apresentação de dança de salão junto com seu marido, a professora Gisleide Teixeira também participou das atividades e fez uma massagem relaxante. “Foi um dia diferente, porque geralmente nas festas de Dia das Mães, tem um horário específico, onde todas vêm juntas e o ambiente fica lotado, mas dessa maneira que fizemos, das 7h30 até as 16h, as mães conseguiram revezar de acordo com o horário delas, conseguiram se programar e prestigiar as várias oficinas que foram oferecidas para elas”, observou.
_SME7732

Professora da escola, Gisleide Teixeira abriu as atividades com apresentação de dança de salão

Realizando um trabalho voluntário, a design de sobrancelha e também mãe, Beatriz Silva Oliveira achou a programação muito interessante. “É bastante gratificante estar aqui, tanto quanto profissional como mãe, porque a gente se coloca no lugar delas. Esse dia vai ficar guardado na memória, pois elas estão sendo cuidadas, valorizadas, tiveram um momento e espaço só para elas”.

_SME7717

Design de sobrancelha

capa

Escola enfatizou homenagem não só para as mães, mas para todas as mulheres