E.M. Professor Taufic Dumit leva música à cerimônia de aniversário de Piracicaba

4 de agosto de 2016 • André Cruz

Alunos da unidade tocaram violão , instrumetnos de sopro e percussão na praça José Bonifácio, em comemoração dos 249 anos da cidade

Foto: Fernanda Schmidt

l

Para comemorar os 249 anos de fundação, celebrados no dia 1º de agosto, Piracicaba terá mais de 30 atrações culturais, esportivas e gastronômicas gratuitas. E para dar início à comemoração, a solenidade de abertura aconteceu na manhã da segunda-feira, 8,  na praça José Bonifácio, com alunos da E.M. Professor Taufic Dumit se apresentando para a população presente. Após o hasteamento das bandeiras, leitura de poesia e apresentação teatral, 34 crianças tocaram violão e instrumentos de sopro e percussão, comandadas pelo músico e guarda municipal Adilson Marcelo de Souza.

Souza, formado em música e guarda-civil há 16 anos, há 8 concilia o patrulhamento com a música nas escolas. “Começamos o projeto Alfabetização Harmoniosa somente com a flauta, depois fomos desenvolvendo e começamos a trabalhar com instrumentos de sopro, percussão, violão e coral”, explica ele, que dá aula para as crianças uma vez por semana, no seu dia de folga.

Erica Pereira, diretora da escola, conta que 120 crianças, do 1º ao 5º ano, participam do projeto. Alguns alunos, mesmo quando avançam no ano escolar, continuam a fazer parte do projeto porque gostam muito das atividades.

Para Yasmim Lima de Oliveira, 10 anos, as aulas são bastante educativas. “São muito boas porque vamos desenvolvendo agora, para quando crescermos conseguir tocar com mais facilidade”, diz ela.

Alysiane de Oliveira, 10 anos, conta que já se apresentou outras vezes na escola, ensaia toda semana e adora tocar clarineta.

Caue Velosa, 8 anos, participa há 2 anos do projeto, onde já aprendeu a tocar clarinete, flauta e violão. “O meu preferido é clarinete, pois é um instrumento de sopro fácil de tocar”, disse.