E.M. Profª. Anna Maria Fontabelli Avansi participa da Semana Mundial do Brincar

Mobilização acontece em todo o país desde 2009

Fotos: Fernanda Schmidt

brincar1
Com o objetivo de mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna, a Aliança pela Infância no Brasil realiza a Semana Mundial do Brincar. A mobilização acontece em todo o país desde 2009 e inclui brincadeiras, palestras, jogos, dança, música e debates promovidos voluntariamente por pessoas, grupos e escolas.

O tema escolhido para as atividades de 2016, O Brincar que Encanta o Lugar, busca chamar atenção para a necessidade de se abrir espaços para o brincar. A ideia é que famílias, educadores e adultos mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar. As atividades da Semana são pensadas para que os pequenos possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas.

Com esse foco, a diretora da E.M. Professora Anna Maria Fontabelli Avansi, Tatiana Zanella, realiza até o dia 31 uma semana especial, com brincadeiras antigas, como bambolê, pular corda, jogar bola na rua, patachoca, entre outras, para resgatar a cultura da infância. Os pais também são convidados a brincar com seus filhos no período da manhã e/ou da tarde, já que as brincadeiras duram o dia todo. “Fizemos um planejamento para que os pais pudessem sair do trabalho e ficar um pouco com o filho, seja meia hora, uma hora ou o dia inteiro. Nós convidamos as famílias para virem à escola e elas se divertem e se envolvem muito, pois na verdade nunca paramos de ser criança”, relata.

Tatiana conta que todos participam das atividades, desde as crianças do berçário, de 4 meses, até as do jardim II, com 5 anos de idade. “Essa semana, com os maiores, nós fizemos oficinas com os pais para a construção de brinquedos com sucata, para mostrar que com uma simples lata, um simples carretel de linha, é muito mais divertido brincar. Também fizemos corrida de saco, brincadeiras com peão, confecção de pipa e carrinho de mão. Já com as crianças do berçário, nós trabalhamos com sensações, com texturas, coisas gostosas que eles podem sentir, como massinha caseira, sagu e até gelatina. Para a semana que vem, preparamos outras brincadeiras que estimulam os sentidos. É muito importante que os pais vivenciem isso com os filhos, para conhecerem e entenderem nosso trabalho com a educação infantil, que é brincar”, diz a diretora.

Kathiuscia Roberta Luciano Soares, mãe de Paulo Henrique, 5 anos, sempre que pode, participa dos eventos realizados pela escola. “É gostoso acompanhar, é uma ideia muito boa da direção, porque participamos e nos divertimos junto com eles”, disse ela, que brincou com o filho e a filha em dois períodos diferentes.

Malu Aparecida Rodrigues foi acompanhada do marido Iuri Erler para brincar com a filha Sara, de quatro anos. “Está sendo muito divertido, notei que ela está mais contente, mais solta do que geralmente ela é”, disse.

HISTÓRICO – A Semana Mundial do Brincar teve início a partir do Dia Mundial do Brincar, criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, e celebrado em 28 de maio. No Brasil, a Aliança pela Infância teve a iniciativa de difundir essa ideia há mais de dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, de forma autônoma, por atores sociais diversos.

Nos últimos anos, já se contabilizaram centenas de prefeituras engajadas e, só na última edição, cerca de 200 mil pessoas foram mobilizadas para o brincar. E a cada ano engajam-se mais e mais pessoas de todas as idades, bem como instituições que desejam promover o brincar infantil como forma de celebrar sua importância no desenvolvimento de todo ser humano.

brincar00

brincar0