E.M. João do Nascimento realiza diversas brincadeiras na Semana Mundial do Brincar

8 de junho de 2017 • André Cruz

A Escola Municipal João do Nascimento realizou diferentes brincadeiras e experiências, que as próprias crianças escolheram, durante a  Semana Mundial do Brincar, de 21 a 28 de maio. Em pesquisa feita com a família, foi descoberto quais eram suas atividades favoritas e onde tinham o costume de realizá-las.

Além das brincadeiras estarem inseridas na rotina diária das crianças, no decorrer da semana elas participaram de diversas atividades, como: cobra cega, pega-pega, cabo de guerra, pular corda, bambolê, pipa, modelagem e esculturas. Brincadeiras cantadas e dançadas também marcaram presença: escravos de jó, danças das caveiras, roda e cirandas.

O professor Willian Barbato dos Santos contou que no último dia a turma levou um lençol como objeto temático. “Aos poucos a imaginação rolou solta. Fizeram cabanas, capas, vestidos, mantas para os bebês, fantasmas e até tapetes. A animação tomou conta de todo o espaço da escola”, disse.

Segundo ele, o brincar é uma das formas mais plenas que os pequenos encontram de se fazerem ouvir. É através dessa ação que a criança se faz presente com todos os seus sentidos e forças, trazendo para ela diversas experiências em que investigam, descobrem, inventam e criam. “O brincar estimula a criança a aprender, a ter organização, respeito e limites, além de poder trabalhar e cooperar uns com os outros”, completa Willian.