E.M. Antonio Boldrin realiza exposição O Que os Ventos de Outono Trazem?

23 de maio de 2017 • André Cruz

Em um cenário com folhas secas no chão, crianças participaram de diferentes oficinas

A Escola Municipal Antonio Boldrin, localizada no Parque Orlanda, realizou entre os dias 15 e 19 de maio, a exposição O Que os Ventos de Outono Trazem?, com oficinas plásticas e pictóricas (gênero da pintura). Para o diretor Peterson Rigato, “o encantamento e a fantasia se fizeram presentes nesta belíssima exposição”.

Segundo a professora Fernanda Ferreira, a exposição partiu da reflexão de que “o vento que às vezes levam para longe o nosso olhar ao acompanharmos as folhas secas tiradas da estação do outono, são os mesmos que trazem algo para serem intensamente experimentados”, conta.

As produções expostas são efeitos das oficinas de tear, oficinas plásticas e pictóricas, feitos com diversos materiais: galhos, móbiles de sementes, plásticos com gravetos, casca de vagem e árvores, caroço de frutas, grãos, galhos e outras criações.

A professora contou que para o evento, o chão do quintal da escola foi forrado com folhas secas. “ O chão que delimitou este aspecto árido, estabeleceu uma beleza do deixar fluir, pois quando as crianças perceberam as folhas secas foram atribuindo sentido por meio de suas brincadeiras: estradas para carrinhos, espetinho de churrasco (folhas atravessadas no graveto), pequenos túneis, casinhas com folhas e culinária brincante”, explica ela.

Fernanda se sensibilizou com as sinalizações explícitas das crianças, que diante daquele cenário de outono foram se manifestando.  “As cores, tons outonais e a experiência da tatibilidade, possibilitaram a constituição de uma relação e contribuíram no processo imaginativo e inventivo das crianças”, completa.

Fotos: divulgação