Duas escolas terão programa ‘A união faz a vida’

7 de dezembro de 2017 • André Cruz

Programa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Sicred

A SME (Secretaria Municipal de Educação) e a cooperativa Sicred firmaram nesta quarta-feira (6), à noite, parceria para implantar nas escolas municipais de Educação Infantil Aparecido Carlos Guzzi, no Jardim Planalto, e Prof.ª Maria Conceição Polizel Mendes, no bairro Jaraguá, o programa ‘A União Faz a Vida’.

O objetivo é trazer para os professores das escolas onde o programa será implementado uma forma de ensino mais próxima do método cooperativo. Por essa metodologia, o conhecimento na escola passa a ser transmitido do professor para o aluno e do aluno para o professor. “Por meio do programa são desenvolvidos projetos com base no currículo escolar. A gente não tem um tema específico”, explicou a assessora de programas sociais da cooperativa, Gisely  Almeida.

Já o presidente do Sicred, Wellington Ferreira, explicou que a parceria firmada é um exemplo de cooperação. “O que nós viemos propor é uma forma um pouquinho diferente na educação, na educação das pessoas, voltadas um pouco mais para cooperativismo, empreendedorismo, bem comum. Essa maneira diferente de lidar com as pessoas vai transformando a comunidade. Hoje quem acredita na Educação não tem dúvida que vai construir um futuro melhor”, disse.

Ferreira parabenizou o prefeito Barjas Negri e a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, pela forma como a proposta foi recebida. “Fomos muito bem recebido pelo prefeito e pela secretária e a gente fica feliz com essa adesão deles e dos professores hoje. Temos certeza que daqui a um ano vamos estar comemorando grandes transformações que esse programa tem feito onde já o implantamos”, concluiu.

A coordenadora de Educação Infantil da SME (Secretaria Municipal de Educação), Sandra Perina, entende que o programa atingirá o seu objetivo já no primeiro ano de funcionamento. “A educação infantil em Piracicaba é tradicional e reconhecida porque temos educadores e gestores bastante comprometidos com as nossas crianças. E tenho certeza que ao iniciarmos o ano letivo, com o planejamento e já com essa parceria estabelecida nós conseguiremos em 2018 aplicar e desenvolver esse projeto”, disse.