Diretores da Rede Municipal recebem orientações para planejamento 2017 frente a restrições orçamentárias

1 de fevereiro de 2017 • André Cruz

Foram seis encontros com a secretária de Educação, nos dias 25 e 26/01, na SME

Diretores de escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental participaram de reuniões na quarta-feira, 25/01, e quinta-feira, 26/01, com a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, na sede da secretaria. O principal objetivo foi orientar os profissionais parceiros a respeito da redução de gastos nas unidades escolares neste ano, diante da crise financeira.

A secretária discorreu sobre o momento de dificuldade econômica que o país enfrenta e as providências necessárias para a contenção de gastos. “Peço que trabalhem em equipe para fazer uma gestão nas escolas, com medidas que ajudem na redução orçamentária como, por exemplo, o corte de horas extras. Por isso, a Prefeitura contratou este ano mais de 260 professores substitutos e 11 efetivos”, disse.

Além do corte de horas extras, foram abordados assuntos como carga horária de trabalho, afastamento de professores, atrasos, abono de faltas, gastos com água, luz, transporte e merenda. Também foram discutidas com os grupos, as possibilidades de reposição dos pontos facultativos em benefício dos alunos e integração escola/comunidade.

Fotos: Fernanda Schmidt
_SME8418_Custom

Angela destacou ainda que Piracicaba está em condições privilegiadas em relação às cidades da região e do Estado, que foram mais afetadas pela crise. “Essa redução orçamentária é de extrema importância para que a situação econômica da nossa cidade não se agrave ainda mais”, reflete Angela.

No início deste ano, para equilibrar o Orçamento 2017, num momento de crise financeira intensa que atinge todo o país, o prefeito Barjas Negri assinou o decreto 16.917/17, que contingencia recursos da ordem de R$ 65,3 milhões. Os percentuais são sobre investimentos (70% obras e equipamentos) e custeio (10%) de verbas passíveis de corte e de 50% em despesas como horas-extras, diárias e passagens.

Reuniões dia 25/01

_SME8394_Custom