SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Definida data de inscrições para o cursinho gratuito pré-vestibular da Prefeitura

16 de novembro de 2018 • André Cruz

As inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da SME (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, serão nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2019.

As inscrições serão online e deverão ser feitas no site da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizará um link específico para essa finalidade.

A realização da inscrição, porém, não garante vaga ao candidato. Os inscritos farão uma prova e terão direito à vaga os 150 candidatos com as melhores notas. Neste ano, foram 850 inscrições, que resultou em uma concorrência de 5,6 candidatos por vaga.

As aulas ocorrem na Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, no bairro São Dimas, de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h30. O material didático é oferecido gratuitamente aos estudantes contemplados com a vaga. As disciplinas que constam no programa são: matemática, química, biologia, gramática, redação e literatura, física, geografia, história e inglês.

APROVAÇÃO – O cursinho oferecido pela Prefeitura tem histórico de aprovação nas melhores universidades do País. Neste ano, pelo menos dez egressos entraram em instituições como USP, Unesp, Unicamp, UEL (Universidade Estadual de Londrina), Fumep, entre outras.

PÓS GRADUAÇÃO – O ex-aluno do cursinho municipal, Vinícius Costa Barreiros, 28, é um dos exemplos de estudantes que aproveitaram a oportunidade, se dedicaram aos estudos e, agora, começam a conhecer os resultados. Oriundo de escola pública, ele foi aprovado no processo seletivo e integrou a turma do Cursinho Municipal em 2014.

No fim daquele ano, prestou o vestibular e foi aprovado no curso de Engenharia Agronômica na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Neste ano, ele viajou para a França para cursar a especialização na Agro Paris Tech, instituto pertencente as tradicionais Grandes Écoles de Paris, com bolsa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior).

‹ voltar