Cursos na área de educação inclusiva acontecem na SME

22 de junho de 2017 • Larissa Mizuhira

Objetivo é o aperfeiçoamento da prática pedagógica voltada ao aluno com deficiência

Hoje, 22/06, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SME), o terceiro encontro dos cursos na área de educação inclusiva, que têm como objetivo o aperfeiçoamento da prática pedagógica voltada ao aluno com deficiência. As aulas são ministradas pela equipe do Núcleo Municipal de Educação Especial da SME (Numape) para 40 educadores, entre professores, diretores e coordenadores da Rede.

Os cursos oferecidos são nas áreas de Deficiência Intelectual; Deficiência Visual e Cegueira; Deficiência Auditiva e Surdez e um curso específico para professores auxiliares. Iniciados em abril, os cursos são divididos em quatro encontros por semestre, nos períodos da manhã e tarde, com carga horária entre 12h e 16h.

De acordo com a diretora do Numape, Vanessa Souto, a formação de educação inclusiva busca assegurar o acesso e a participação autônoma do aluno nas atividades desenvolvidas em sala de aula, possibilitando ao professor reflexões sobre a educação dos alunos com deficiência.

Os educadores recebem dicas de como desenvolver com os alunos estratégias e recursos para acessibilidade ao currículo ampliando os conhecimentos teóricos, visando uma prática eficiente”, explica.

Vanessa conta que aqueles que não conseguiram se inscrever neste semestre poderão participar na próxima formação, em agosto. “Além desses cursos, pretendemos trabalhar sobre o autismo e realizar algumas oficinas. Nosso objetivo é alcançar o maior número de educadores”, completa. Atualmente, a rede atende 443 crianças com deficiência, sendo 140 de educação infantil e 303 de ensino fundamental.

Fotos: Fernanda Schmidt

Diretora do Numape, Vanessa Souto