SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

FOTOS – Curso marca 10 anos do Numape

13 de julho de 2012 • André Cruz

Capacitação

icones_deficienciasDentro da programação comemorativa aos 10 anos do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape), a Secretaria de Educação irá promover para 30 profissionais do Núcleo o Curso “Tecnologia assistiva na escola”, a ser realizado no período de 11 a 13 de julho, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo. A capacitação terá carga horária de 30 horas e deverá reunir professores e equipe técnica do Numape, além dos supervisores que acompanham o trabalho da Educação Especial.

A secretária de Educação (interina), professora Nély Guidolin Lima, enfatiza que o foco da iniciativa é a constante inclusão dos alunos especiais na rede municipal de ensino, associada à garantia da qualidade. “A proposta é subsidiar os nossos profissionais com ferramentas que possibilitem acessibilidade à pessoa com deficiência na aquisição de conhecimento”.

De acordo com a diretora do Numape, Angela Sturion, são recursos traduzidos em material escolar adaptado, informática acessível, adaptação arquitetônica e mobiliário que possibilite à criança especial melhor mobilidade e maior autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, proporcionando também conforto e adequação da postura.

Fotos: Fernanda Schmidt

numape3

Angela afirma que o desenvolvimento de recursos e outros elementos da Tecnologia Assistiva têm propiciado a valorização e inclusão da pessoa com deficiência, que passa a ter preservado o seu direito a uma vida produtiva e participativa na sociedade.

Palestrante

numape

O Curso será proferido pela Dra. Maria Aparecida Ramires Zulian, graduada em Terapia Ocupacional; com especialização em Psicopedagogia; mestrado em Educação; doutora em Engenharia Elétrica; coordenadora do curso de pós-graduação em Tecnologia Assistiva e Inclusão Escolar da Unicastelo/SP; especialista em Reabilitação Neuropsicomotora e em Tecnologia Assistiva.

numape4

numape5

Data: 11,12 e 13 de julho de 2012
Carga horária: 30 horas
Local: Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape)
Endereço: Estrada dos Marins 110 – Glebas Califórnia

‹ voltar