Curso de Educação Ambiental contempla projeto de escola municipal

3 de julho de 2017 • Larissa Mizuhira

E.M. Profª Antônia Benedita Eugênio realizou plantio de flores no jardim como produto final do projeto

A Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, localizada no bairro Mário Dedini – loteamento Jardim Gilda, realizou na quarta-feira, 28/06, o plantio de flores e plantas dentro de pneus, no jardim da escola. A ação fez parte do projeto desenvolvido durante o curso de Educação Ambiental: Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Transformação, promovido pelo GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) e desenvolvido pela Empresa Iandé Educação e Sustentabilidade.

O projeto foi realizado pela professora Elen Magalhães, com os alunos da EMEC (Escola Municipal de Educação Complementar), pela coordenadora Jacqueline de Oliveira Beira, e pela diretora Elizandra Moreno. Envolvendo as disciplinas de arte (com estudo das cores) e ciências (com temas relacionados a reciclagem e reaproveitamento de materiais), o plantio contou com a participação dos funcionários e alunos da escola.

“O objetivo do projeto, além de revitalizar o espaço, é contribuir para a sensibilização dos alunos e comunidade quanto ao bem-estar proporcionado pelas plantas, reutilizando materiais que seriam descartados no ambiente, como o pneu”, conta a diretora Elizandra.

O curso de Educação Ambiental: Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Transformação foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2017, e teve como objetivo a formação de agentes multiplicadores na temática educação ambiental voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, visando a melhoria da qualidade de vida e saúde de cinco bairros do município, sendo um em cada região.

Participaram do curso agentes das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social (Semdes), escolas municipais, líderes comunitários e demais pessoas interessadas no tema. Como forma de estimular a formação de uma rede de parceiros e líderes socioambientais em cada bairro, os participantes do curso desenvolveram um plano de ação ambiental de acordo com a realidade de cada comunidade.

Segundo a coordenadora de projetos de educação ambiental da SME, Laís Ferraz de Camargo, a partir de processos participativos cada bairro elegeu um plano de ação para representar sua localidade. As ações escolhidas foram contempladas com um valor de R$ 500 pela Empresa Iandé, a fim de auxiliar na execução das atividades.

PLANO DE AÇÃO – No bairro Mário Dedini, o projeto escolhido para representar os participantes da região foi da E.M. Profª Antônia Benedita Eugênio, que propôs ações de revitalização de um espaço ocioso da unidade escolar, com plantio de flores e plantas em pneus.

O zelador da escola Leandro Bento da Silva e a agente de limpeza Elisama Cilene Cordeiro Vieira participaram do curso e se envolveram nas atividades, auxiliando os professores e alunos com as informações recebidas durante o curso.

“Me surpreendi pelo conteúdo do curso e pelo desenvolvimento de aprendizagem que tive, pois não tinha muito conhecimento a respeito do meio ambiente e de plantio. Vou transmitir o que aprendi para as crianças”, disse Leandro.

Para Elisama, o projeto realizado durante o curso também vai contribuir para a comunidade. “Com o plantio, nossa escola ficou mais alegre, trazendo ‘outra cara’ para o Gilda (comunidade do bairro)”.

Brenda Laís de Oliveira, de 7 anos, que ajudou no plantio das flores, contou que adorou o resultado, apesar de se sujar um pouquinho com a terra. “O plantio deixou nossa escola mais colorida e bonita, foi bem gostoso mexer na terra”, disse.

Fotos: Fernanda Schmidt

A diretora Elizandra Moreno

Brenda Laís de Oliveira

Elaine Galani, Laís Ferraz de Camargo, Marco A. G. do Amaral, Elen Magalhães, Elizandra Moreno, Elisama C. C. Vieira, Leandro B. da Silva e Cristiano G. Pastor