Cursinho recebe inscrições nesta quinta e sexta-feira

6 de fevereiro de 2019 • André Cruz

Foto da capa: Fernanda Schmidt

O cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, recebe nesta quinta-feira, dia 7, e sexta-feira, dia 8, as inscrições para 150 vagas que serão oferecidas neste ano.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site www.educacao.piracicaba.sp.gov.br no link Cursinho Pré-Vestibular. Para se inscrever, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o 3º ano do ensino médio na rede pública. Também poderá concorrer o estudante de escola particular com bolsa de 100%.

A realização da inscrição não garante vaga ao candidato. Os inscritos farão uma prova e terão direito à vaga os 150 candidatos com as melhores notas. No ano passado, foram 850 inscrições, que resultou em uma concorrência de 5,6 candidatos por vaga.

A prova será na terça-feira, dia 12, e o gabarito será publicado no site da Secretaria Municipal de Educação no dia 13. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 18. Os aprovados nesta chamada deverão entregar os documentos para efetivar a matrícula nos dias 19 e 20. Dia 21 será divulgada a segunda chamada e dia 22 deverão ser entregues os documentos dos aprovados em segunda chamada. A aula inaugural será no dia 25 de fevereiro.

As aulas são realizadas na Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, no bairro São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30. O material didático é oferecido gratuitamente aos estudantes contemplados com a vaga. As disciplinas que constam no programa são: matemática, química, biologia, gramática, redação e literatura, física, geografia, história e inglês.

Histórico de aprovações

No ano passado, ao menos dez candidatos que fizeram o cursinho oferecido pela Prefeitura foram aprovados na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), além de candidatos que foram aprovados na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), instituições federais e outras universidades.

No exterior

A base de estudos proporcionada pelo cursinho oferecido pela Prefeitura auxilia graduandos a conquistarem bolsas de estudo no exterior. É o caso do estudante Vinícius Costa Barreiros que, no segundo semestre do ano passado, deu início a uma especialização na Agro Paris Tech, instituto pertencente às Grandes Écoles de Paris, criadas no século XVIII.

Oriundo de escola pública, Vinícius foi aprovado no processo seletivo e integrou a turma do Cursinho Municipal em 2014. No fim daquele ano, prestou o vestibular e foi aprovado no curso de Engenharia Agronômica na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

“O cursinho me possibilitou ir bem no vestibular da Fuvest (USP). Consegui uma boa colocação já no início do curso. Isso me permitiu estar destacado para participar do processo seletivo para o programa e para a bolsa de auxílio que receberei da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior)”, disse à época. O programa do qual Vinícius participou é o CAPES – Brafagri, que promove intercâmbio de estudantes em todas as especialidades das ciências e engenharias agronômicas e da veterinária.

Outro exemplo é o do casal de namorados Stefano Francisco Pereira Duarte e Bruna Pereira da Silva. Eles concluíram no mês de janeiro o período de cinco meses de pesquisas na Mississippi State University, na cidade de Starkville, no Estado do Mississipi, nos Estados Unidos.

Eles são alunos do curso de Engenharia de Biossistemas na Faculdade de Zooctenia e Engenharia de Alimentos da USP (Universidade de São Paulo) no campus de Pirassununga.

O casal ingressou no cursinho municipal em 2013. Bruna disse que o cursinho municipal foi fundamental para o bom desempenho na universidade. “Os professores de todas as matérias eram excelentes. A gente também tentava tirar o máximo de cada professor”, disse. De acordo com a estudante, o cursinho os ajudou a montar uma estrutura de estudo.

O cursinho

O cursinho pré-vestibular gratuito foi criado em 2005 pelo prefeito Barjas Negri. Todo ano são oferecidas 150 vagas. Mais de 5.000 estudantes já passaram pelo cursinho.