Currículo da rede municipal é homologado

16 de dezembro de 2019 • André Cruz

Fotos: Fernanda Schmidt

O currículo da rede municipal de educação básica foi homologado em solenidade realizada no fim da tarde de quinta-feira, 12/12, no anfiteatro da SME (Secretaria Municipal de Educação).

O currículo foi homologado após dois anos de estudos e trabalhos e passa a vigorar a partir de 2020. O documento vai nortear o trabalho das escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental.

“Isso é um trabalho coletivo, despendeu muita energia, muita criatividade, planejamento e paciência. É um orgulho chegar nessa data porque nós, que temos uma educação de boa qualidade, nos preparamos para um salto maior ainda”, disse o prefeito Barjas Negri.

O nosso compromisso, da administração toda, é com os nossos alunos (da educação infantil e do ensino fundamental). É a eles que nós temos que dedicar a nossa criatividade, é por eles que nós temos que trabalhar para que a gente tenha uma geração mais preparada”, completa o prefeito.

O prefeito Barjas Negri participou da solenidade no anfiteatro da SME

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, explica que o currículo terá papel integrador. “Vai unir desde as crianças do berçário até as crianças do 5º ano com uma espinha dorsal, tendo a criança no centro das ações educativas e, com certeza, vai ser um instrumento de aprimoramento da qualidade da educação municipal”, disse.

“A criança no centro das ações educativas”, diz a secretária Angela sobre o currículo

O dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, participou da solenidade. Ele entende que o currículo é fundamental para a melhoria da educação. “Nós tivemos que rever nossas posições porque a BNCC, que é um marco na educação brasileira, apontou para a necessidade de mudanças. Então construir currículos em conjunto, respeitando as peculiaridades dos sistemas, é muito importante”, afirma.

O dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, participou do evento na secretaria

Para a coordenadora da educação infantil da SME, Sandra Perina, o currículo atende a realidade do município. “Esse é um currículo de rede (educação infantil e ensino fundamental) que vai nortear toda a ação pedagógica de todas as escolas. E isso é gratificante porque Currículo da rede municipal é homologado, um documento específico para o município de Piracicaba”, afirma.

Sandra Perina, coordenadora da Educação Infantil da SME: “Um documento sonhado”

A homologação do currículo é um marco na educação municipal. Essa é a avaliação da coordenadora do ensino fundamental da SME, Salvia Medina. “Hoje, com muito orgulho, compartilhamos o resultado de todo esse processo. Estou extremamente feliz por fazer parte desse momento histórico da educação municipal de Piracicaba. Estou feliz pelas crianças. As famílias que já se habituaram a qualidade de ensino oferecida pelo município e que agora, com o currículo, vai melhorar ainda mais”, afirma.

“Vai melhorar ainda mais”, diz Salvia Medina, coordenadora do Ensino Fundamental

“Nos debruçamos nesse trabalho. Todos os conselheiros fizeram isso com muito orgulho porque reconhecem que é um momento importante e que vai trazer mais qualidade na educação para as nossas crianças”, disse a presidente do Conselho Municipal de Educação, Viviane Cavalcanti.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Viviane Cavalcanti

Momento da homologação do Currículo da rede municipal de educação básica

Homologação do currículo foi realizada na quinta-feira, na Secretaria de Educação

Integrantes das comissões de estudos e elaboração do currículo da rede municipal