Crianças do 1º ano recebem óculos do Programa de Acuidade Visual

20 de dezembro de 2017 • André Cruz

Programa é desenvolvido pela SME em parceria com a ArcelorMittal, Óticas Carol e Secretaria Municipal de Saúde

O Programa de Acuidade Visual desenvolvido pela SME (Secretaria Municipal de Educação) em parceria com a ArcelorMittal, Óticas Carol e Secretaria Municipal de Saúde entregou gratuitamente, na segunda-feira (18), 79 óculos para crianças do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Esse foi o segundo lote de entregas. No primeiro semestre, 45 óculos foram entregues, totalizando 124 óculos gratuitos para os alunos.

A iniciativa faz parte do programa Ver e Viver, criado em 1999, que tem o objetivo de diagnosticar dificuldades na visão em crianças de escolas públicas municipais do ensino fundamental. Os alunos que receberam os óculos passaram por triagem. Só neste ano, 3.100 crianças foram avaliadas.

A triagem na rede municipal de ensino, iniciada em abril, foi realizada nas unidades escolares pelos agentes do Setor de Saúde do Escolar da SME, por orientadores de alunos e professores. Para tanto, 38 orientadores de alunos e dois diretores receberam treinamento. As orientações foram realizadas pela enfermeira Eliane Santa Cruz Santos, da unidade de saúde de Anhumas. As crianças que apresentaram dificuldades de visão foram encaminhadas para a Clínica de Olhos de Piracicaba.

A franqueada da Óticas Carol para Piracicaba, Emília Kida, elogiou o programa. “A maior satisfação para nós entregar os óculos para essas crianças. Foi um belo trabalho”, disse.

“Todas as crianças que entram no primeiro ano passam pela triagem”, explicou a secretária municipal de Educação, Ângela Jorge Corrêa.

Fotos: Fernanda Schmidt