SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Crianças da E.M. Oracy da Silva emocionam moradores do Lar dos Velhinhos

31 de outubro de 2016 • André Cruz

Em visita à entidade, crianças interagiram com idosos e doaram alimentos
Fotos: Fernanda Schmidt

_SME6694_Custom

Cerca de 117 crianças do Jardim I e II da Escola Municipal Oracy da Silva, do distrito de Santa Teresinha, proporcionaram momentos de alegria aos moradores do Lar dos Velhinhos de Piracicaba na manhã de quinta-feira, 27/10, e tarde da sexta-feira, 28. As crianças cantaram, dançaram e entregaram cartinhas aos moradores, além de doarem alimentos e produtos de higiene. Segundo a diretora Janete Gonçalves, a visita teve como objetivo a valorização do idoso, além da interação entre gerações.

Ela explica que a ação faz parte do projeto Brincadeiras das Crianças Brasileiras, no qual durante todo o ano foram trabalhadas manifestações cantantes e dançantes das diferentes regiões do país. “Vimos que a cultura brasileira tem um traço muito forte, que é o encontro de gerações. Por isso, quisemos que as crianças tivessem esse contato com os idosos e trocassem experiências de quando eles eram crianças”, diz ela.

Segundo a professora Maria Isabel da Silva Bueno Gobbo, em sala de aula foi trabalhada valores como respeito, gentileza, como tratar o idoso e suas diferenças. “Os avôs e avós das crianças foram até a escola para vivenciarem essa proximidade, fizemos uma interação com músicas e poesias. Foi um momento riquíssimo”.

Quando soube que o Lar dos Velhinhos precisava de doações, a diretora uniu o projeto com a iniciativa de arrecadar alimentos. “Todas as famílias se empenharam em ajudar a entidade com mantimentos e produtos de higiene”, disse Janete.

 

Roberto Sccapaticci, morador do Lar há 8 anos, disse que é a primeira vez que sentiu as crianças envolvidas durante uma visita. “Elas vieram correndo me abraçar, foi uma beleza. Gostei muito do desenho que recebi, porque representa a criação de uma criança, que colocou no papel o que estava pensando”, contou Sccapaticci.

Alice Cardoso, de 6 anos, contou que gostou bastante da visita e achou os moradores muito carinhosos. Já Caio Eduardo da Silva disse que aprendeu que se deve respeitar os mais velhos. “O que mais gostei foi de abraçá-los e beijá-los”, completou.

“Fiquei muito feliz em ver os velhinhos, entreguei cartinha e abracei eles. Foi a primeira vez que vim e quero voltar sempre”, contou Valentina Brando, 6 anos.

_SME6708_Custom

Idosas se encantam com a apresentação das crianças …

_SME6702_Custom

… e se emocionam com as cartinhas

_SME6705_Custom

“Adorei a presença das crianças, faz bem pra gente”, contou a moradora Ana Januário

_SME6729_Custom

_SME6734_Custom

Crianças cantam com moradores

_SME6741_Custom

Roberto Sccapaticci recebe cartinha das crianças

_SME6737_Custom

“Foi uma experiência inesquecível”, disse A professora Maria Isabel da Silva Bueno Gobbo

_SME6745_Custom

Alice Cardoso

_SME6759_Custom

Crianças visitam a Gruta do Lar dos Velhinhos …

_SME6761_Custom

… e se divertem no trenzinho

_SME6772_Custom

A diretora Janete Gonçalves com morador J. Ferreira, que mostra a poesia Crianças, de sua autoria

‹ voltar