SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Conscientização sobre a alimentação foi tema do 2º encontro do projeto Saber com Sabor

26 de maio de 2017 • Larissa Mizuhira

Capacitação é uma parceria entre a Nutriplus Alimentação, Secretaria de Educação e Merenda Escolar

O segundo encontro do projeto Saber com Sabor aconteceu hoje, 26/5, na Secretaria Municipal de Educação (SME), e teve como tema Um Olhar Responsável Sobre Nossa Saúde e Hábitos de Vida. A capacitação para os 46 educadores de ensino fundamental é uma parceria entre a Nutriplus Alimentação, SME e Merenda Escolar.

O foco dos dois primeiros encontros foi a conscientização a respeito da alimentação saudável e a responsabilidade que temos sobre a nossa saúde, segundo a palestrante e coach de saúde integrativa Angela Duarte.

A coach apresentou uma proposta de horta vertical feita 100% com materiais recicláveis, como uma ideia de projeto bem simples para implantar nas escolas. “A horta seria feita com temperos e ervas para fazer chá e condimentos”, disse.

Angela também explicou sobre as propriedades dos condimentos, das especiarias e dos chás. Ao final, os presentes puderam degustar o Chai Indiano, feito por ela com cinco especiarias: cardamomo, canela, cravo, gengibre e anis. Também leva açúcar, chá preto e leite. “Esse chá pode ser um substituto do café preto, que apesar de ser saudável também, tem menos nutrientes que o chá; ele ativa o metabolismo, já que a canela e o gengibre são termogênicos”, comenta.

No próximo encontro, que acontece dia 23/6, será apresentado estudo de casos de unidades que incorporaram essas práticas no dia a dia. No quarto e último encontro, marcado para 4/8, serão mostradas metodologias para que os educadores apliquem o projeto na escola para melhorar a educação nutricional e bem-estar integrativo no ambiente escolar.

Fotos: Larissa Mizuhira

A coach de saúde integrativa, Angela Duarte

Chai Indiano, feito com especiarias

‹ voltar