Comunidade Saudável: “Geraldo Bernardino” envolve pais e familiares em projeto escolar

24 de abril de 2017 • André Cruz

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Geraldo Bernardino encerrou no último dia 20 o projeto Comunidade Saudável, que reuniu na unidade os alunos de 1º ao 3º ano e familiares. O projeto iniciado em março foi alusivo à Semana Mundial da Saúde, comemorada em abril.

Segundo a diretora Andréia de Gois Bertolino, durante as aulas de educação física, os alunos praticaram exercícios de condicionamento, esquete teatral e dança. “Trabalhar com os alunos sobre práticas saudáveis é muito gratificante, porque eles são os maiores influenciadores dentro de casa. Os pais é que vão ao mercado, mas as crianças podem sugerir o que comprar, como alimentos saudáveis”, cita. Outros projetos sobre o tema serão iniciados na escola e trabalhos com todos os alunos durante o ano.

Foto: Fernanda Schmidt

_SME0040_Custom

Crianças aprovam salada de frutas preparada pelas merendeiras

No encerramento, os pais assistiram às apresentações de teatro e dança e participaram de sorteio de brindes, aferiram a pressão arterial, receberam massagem, explicações sobre escovação dental e calcularam o IMC (Índice de Massa Corporal).

Ao final, enquanto os alunos brincavam na quadra sob a orientação dos professores de educação física, os pais participaram de uma palestra ministrada pelo educador físico do Sest/Senat Ivan Coelho Silva sobre depressão, tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde e debatido na Semana Mundial da Saúde.  De acordo com ele, o número de suicídio tem aumentado nos últimos anos. “A depressão tem matado 800 mil pessoas entre 15 e 29 anos a cada ano”, citou. “Além disso, é importante falar sobre a obesidade. Segundo pesquisas, 55% da população brasileira está acima do peso e apenas 30% praticam atividade física e comem saudavelmente”, informa. Durante a palestra, Silva abordou a questão do amor próprio e da autoestima e comprovou a importância da atividade física no combate de diabetes e obesidade.

O evento teve o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Esportes, Lazer e Atividades Motoras, do Sest/Senat, da Unidade Básica de Saúde do Parque Piracicaba e da Nutriplus.

_SME0022_Custom

_SME0002_Custom

O educador físico Ivan Coelho e a auxiliar de saúde bucal Daiana da Silva, ambos do Sest/Senat

_SME0051_Custom