Comemoração de 25 anos da E.M. José Antonio de Oliveira

30 de setembro de 2021 • Ygor Oliveira

Mulheres que fizeram parte da história da escola foram homenageadas

A Escola Municipal José Antonio de Oliveira, localizada no Jardim Bartira, completou 25 anos de sua inauguração no dia 21 de setembro de 2021.

A escola, inaugurada em 21 de setembro de 1996, possui cerca de 560 alunos, desde o berçário até o 5º ano do Ensino Fundamental, atendendo as crianças dos bairros Tupi,  Conceição,  Tijuco Preto, Jardim Bartira, Jardim Santa Isabel, Parque Peória e Morro Grande.

A escola, que é conhecida por suas festas, não pôde realizar uma grande comemoração devido às restrições por conta da pandemia da COVID-19, porém a equipe gestora, com ajuda das professoras e funcionários, organizou uma atividade interna para homenagear quatro mulheres que fizeram história na unidade.

A diretora da escola, Profª Débora Cardoso de Campos, explanou sobre as comemorações:

“Essa semana estamos comemorando 25 anos de nossa escola. O senhor José Antonio foi um morador muito importante para nós e que sempre batalhou por melhorias, tanto pela questão urbanística do bairro quanto pela questão educacional.”

Nesse dia significativo para a comunidade escolar, não poderíamos deixar de homenagear aquela que foi peça importante neste trabalho, pois esteve ao lado dele em todas essas lutas, bem como homenagear aquela que foi diretora da escola durante 18 anos, e que fez um belo trabalho.

Uma das homenageadas é a senhora Maria Antonia Dellamatrice de Oliveira, mais conhecida como Dona Antonia, viúva daquele que deu nome à escola, senhor José Antonio de Oliveira.

Dona Antonia, junto com seu marido, lutou incansavelmente por melhorias no bairro, bem como pela construção de uma creche que atendesse as famílias trabalhadoras para que estas tivessem onde deixar seus filhos pequenos.

Dona Antonia durante as comemorações.

É indispensável destacar que, antes da construção da creche, dona Antonia e seu marido ajudavam as famílias cuidando das crianças em sua própria casa.”

“Eu gosto muito do que eu faço e do que já fiz, e vou fazer muito mais. Nosso bairro foi um bairro difícil: não tinha água, não tinha asfalto, foi tudo muito difícil no início. Nós brigamos muito por asfalto, por água, pela escola, e devagarinho fomos conseguindo, pois não tínhamos nada. Conseguimos o asfalto, a água, a creche, e hoje estou aqui, muito feliz de ver vocês nessa escola que leva o nome do meu esposo, que eu perdi muito novo, mas eu ainda estou aqui para lutar e ajudar quem precisa, e assim agradeço por tudo”, discursou Dona Antonia, emocionada com a homenagem.

Outra homenageada, Profª Mariana Kraide Piedade Novembre, foi diretora da unidade por 18 anos. Os funcionários que estão na unidade há mais tempo e puderam conhecer seu trabalho, ressaltam que Mariana é uma pessoa e profissional excepcional, que contribuiu muito para o crescimento da escola e desenvolvimento das crianças.

Esq. Profª Mariana Kraide Piedade Novembre, Profª Débora Cardoso de Campos e Dona Antonia

“Eu estou muito feliz de estar aqui, de ser lembrada, pois quando eu comecei nessa escola ainda não tinha crianças porque ela ia ser inaugurada. Era uma escola pequena, e hoje é uma escola muito grande e com isso trouxe essa história de 25 anos. Tenho certeza que os pais de algumas crianças estudaram aqui, e isso é que importa: que a história continua e está sempre crescendo”, comovida agradeceu a ex-Diretora Mariana ao discursar para as crianças e equipe gestora.

Além delas, também houve homenagem a duas professoras da Educação Infantil: Valdenice Cristiane Fonseca Alves e Sandra de Fátima Correia Furlan, que atuam na unidade desde o início.

As mulheres homenageadas, esq. Valdenice F. Alves, Sandra Furlan, Mariana Kraide , Débora C. de Campos e Dona Antonia

“Faz 30 anos que moro aqui no bairro, e junto com a Dona Antonia eu ajudei na luta para conseguirmos os recursos para o bairro, e estou na escola desde o início”, comentou a professora Valdenice.

A professora Sandra completou dizendo “Primeiro, gratidão por estar aqui há tanto tempo e fazer parte dessa história desde o início. Entrei aqui junto com a Mariana e a Val, e espero permanecer aqui até aposentar.”

Foi um dia emocionante, tanto para a equipe gestora e homenageadas quanto para as crianças, que puderam conhecer um pouquinho mais da escola onde estudam.

Equipe Gestora da Escola