Ciclo de palestras da Jornada Pedagógica termina nesta quarta-feira

16 de outubro de 2019 • André Cruz

Fotos: Fernanda Schmidt / Bruna Antoniali

Terminou nesta quarta-feira o ciclo de palestras da XII Jornada Pedagógica realizada desde segunda-feira, 14/10, pela Secretaria Municipal de Educação. A solenidade oficial de abertura contou a presença do prefeito Barjas Negri, da secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, do vereador Pedro Kawai, das coordenadoras de Educação Infantil, Sandra Perina, e Ensino Fundamental, Sálvia Medina, e da coordenadora da Jornada, Aline Ambrosano.

O evento começou com apresentação cultural do grupo Ukulele DoReMiPaty , formado por Professoras da Educação Infantil da rede municipal.

O conferencista Pedro Demo fez a primeira palestra desta Jornada e abordou o tema “Educar pela pesquisa e autoria”.

As palestras, sempre precedidas de momentos culturais, continuaram na terça-feira. No período da manhã, as crianças do 5° ano da EM João Batista Nogueira interpretaram a música “O sorriso negro”, de Dona Ivone Lara. A apresentação homenageou a cantora Aninha Barros, que participou com as músicas “Negrinha” e “Mundo Multicor”.

Após o momento cultural, o professor Ivan Cruz Rodrigues, apresentou a palestra “Por que explorar estratégias de cálculo mental com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?”. O professor retornou no período da tarde para a palestra “A álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a BNCC”.

Antes, porém, alunos do 2° ano C da EM João Batista Nogueira interpretaram o livro “Mil e uma histórias de Manuela”, do autor Marcelo Maluf.

Terça-feira, à noite, o momento cultural ficou com apresentação musical das diretoras Joseane Jaqueline Mathias Santos e Eloísa de Toledo Cruz, com participação do tecladista Edinilson.

À noite, o psiquiatra Antonio Moreira de Lima Junior apresentou a palestra Os transtornos de desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem”.

A quarta-feira começou com apresentação musical de Maracatu, feita pelas crianças do jardim II  da EM Bruna Ferreira da Silva.

Após o momento cultural, a professora Maria Carmem Silveira Barbosa apresentou a palestra “Currículo, documentação pedagógica e o cotidiano”. A palestra foi apresentada novamente no período da tarde, precedida pela apresentação das crianças do Jardim multisseriado da EM Professora Guiomar Aliberti Longo que interpretaram a música “Pirueta”, de Chico Buarque.

A palestra final da Jornada Pedagógica ocorre nesta quarta-feira à noite com o professor doutor Vitor Antonio Cerignoni Coelho, que aborda o tema “O brincar e o desenvolvimento integral da criança”. O momento cultural conta com a apresentação do auxiliar de ação educativa Ricardo da Costa Vitti da EM Prof° Sabino Stênico.

Veja mais fotos do evento