Censo escolar 2019 aponta mais crianças na Rede Municipal de Educação

14 de junho de 2019 • André Cruz

Fotos: Fernanda Schmidt

O total de alunos matriculados nas escolas municipais teve nova alta em maio. Números do Censo Escolar 2019 confirmam mais crianças nas creches municipais e nas escolas de Ensino Fundamental. No total, 757 novos alunos foram inseridos na rede municipal de educação básica em relação ao número de alunos em maio de 2018.

Atualmente, as escolas municipais de Educação Infantil atendem a 19.324 crianças de 0 a 5 anos, 445 a mais que as 18.879 crianças atendidas em 2018. O crescimento no número de alunos nas creches e pré-escolas é equivalente à construção de duas novas escolas no período.

No Ensino Fundamental I, a expansão do número de matriculados também foi expressiva. Em maio de 2018 havia 16.677 crianças nesta etapa de ensino nas escolas municipais. Atualmente, esse número subiu para 16.989. São mais 312 crianças atendida.

De acordo com a chefe do Departamento de Planejamento da SME (Secretaria Municipal de Educação) Nély Guidolin Lima o trabalho para ampliar a capacidade de atendimento da rede é constante.

É um trabalho que acontece o ano inteiro”, disse.

Desde 2016, quando as escolas municipais de Educação Infantil atendiam 17.764 crianças, a alta no número de atendimento foi de 8,88% ou mais 1.581 crianças atendidas. Esse número equivale à construção de seis escolas com capacidade para 250 crianças cada.

No Ensino Fundamental, em 2016, havia 16.582 crianças de seis a dez anos matriculadas nas escolas municipais, número que saltou para 16.989 crianças em maio deste ano, ou seja, mais 407 crianças foram matriculadas nessa etapa de ensino no período.

Tão importante quanto gerar novas vagas, é manter a qualidade de ensino das nossas escolas municipais, qualidade que é atestada por diversos índices. Essa é a meta que vamos continuar a perseguir, que é oferecer educação de qualidade para as crianças atendidas pela nossa rede”, disse a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa.

Mais escolas

Neste ano, está em andamento a construção da escola de Ensino Fundamental no conjunto habitacional Vida Nova, região do bairro Gran Park. A unidade vai oferecer 780 vagas para crianças de 6 a 10 anos. A obra é resultado de parceria da Prefeitura de Piracicaba, que cedeu o terreno, com o Governo Federal, que constrói a escola com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial).

Também está autorizada no mesmo bairro a construção de uma escola de Educação Infantil com 150 vagas para crianças de 0 a 5 anos. O investimento será de R$ 1,9 milhão e o repasse será feito pelo governo do Estado por meio da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). O terreno para construção da escola também foi cedido pela Prefeitura.  Essa, será a 90ª EMEI do município.

Ainda neste ano, o prefeito Barjas Negri anunciou a construção de uma escola de Educação Infantil no bairro Tatuapé com 150 vagas. Para essa obra, que está orçada em R$ 2,3 milhões, os recursos são do próprio município.

Gerando Empregos

Para atender a demanda da expansão da oferta de vagas e para reposição de funcionários, a prefeitura vai criar 225 cargos estatutários na rede municipal de educação. Projeto de lei com essa finalidade foi aprovado na Câmara de Vereadores no começo do mês passado. As vagas serão preenchidas gradativamente por meio de concurso público.

Mais investimentos

Para ofertar mais vagas, a Prefeitura de Piracicaba constrói, encampa e amplia unidades escolares.  Neste ano, encampou a creche Marshlea Dawsey, no bairro Nova América. Até dezembro de 2018, a unidade era administrada pela AMAS (Associação Metodista de Ação Social). Ao assumir a gestão da creche, a Prefeitura revitalizou o prédio com reparos e pintura nova. A unidade tem capacidade para atender cerca de 100 crianças.

No ano passado, a Prefeitura encampou a EM Ada Dedini Ometto, na Vila Rezende. Até 2017, a escola era administrada pela Savire (Sociedade Amigos da Vila Rezende). A unidade, que atendia 38 crianças, das quais a maioria em bolsa creche, teve capacidade ampliada para mais de cem crianças a partir de 2018. Atualmente, atende 171 crianças.

Já a EM São Vicente de Paulo teve a segunda etapa da obra de ampliação concluída em 2018. As obras consistiram na transformação de um salão em três novas salas, instalação de lousas, substituição de piso, janelas, instalação de novo reservatório de água, impermeabilização do teto, reforma e adequação dos banheiros e lavatórios. A escola atende, atualmente, 532 crianças de 0 a 5 anos.

EM São Vicente de Paulo foi reformada e teve capacidade ampliada

Ainda em 2018, em fevereiro, a Prefeitura colocou em funcionamento a EMEI Profº Almir de Souza Maia, no Residencial Ipês. A unidade, atualmente, atende 151 crianças de 0 a cinco anos.

EM Prof. Almir de Souza Maia foi inaugurada no passado