Cem escolas da Rede Municipal desfilaram no Sete de Setembro

12 de setembro de 2017 • André Cruz

O evento, que teve início às 8h, também homenageou os 250 anos de Piracicaba

O desfile de Sete de Setembro reuniu cerca de 20 mil pessoas em Piracicaba. Organizado pela Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura de Piracicaba, o evento contou com a participação do prefeito Barjas Negri e demais autoridades civis e militares. O ato cívico, que teve início às 8h, também homenageou os 250 anos de Piracicaba. Tradicionalmente, o desfile acontece na rua Boa Morte, entre as ruas Dom Pedro I e a Praça José Bonifácio.

De acordo com a organização, participaram 75 entidades e instituições, entre elas Guarda Civil, Tiro de Guerra, Clube de Jipeiros, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Instituto Formar.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motores (Selam) marcou presença com seus projetos, como o PDB (Projeto Desporto de Base) e PAM (Programa de Atividades Motoras). E 46 escolas municipais de ensino fundamental e 54 de educação infantil desfilaram com seus alunos, professores, diretores, que levaram cartazes, quadros alusivos aos 250 anos de Piracicaba, fanfarras, entre outras atrações.

As escolas de educação infantil, que atendem crianças de 0 a 5 aos de idade, participaram do desfile de Sete de Setembro pela primeira vez, como é o caso da E.M. Professor Antonio Domingos de Camargo. A unidade desfilou com dois alunos do jardim II, a represente do Conselho, uma professora e a diretora.

De acordo com Liliane Colina, diretora, a escola retratou em uma tela a ponte Pênsil. “O título da obra é Belezura de Ponte. O quadro foi confeccionado por pais, pelas crianças e professores, que utilizaram a técnica de pintura e colagem para retratar os 250 anos de Piracicaba”, explicou.

Já a E.M. Padre Pedro Baron, que desfila todos os anos, levou 40 alunos de 4º e 5º anos. A diretora Claudia Barbieri contou que a escola tem trabalhado com um projeto de inclusão. “Hoje, nossa unidade atende 15 alunos com necessidades especiais, entre autistas e cadeirantes, por exemplo. Para o desfile trouxemos o nosso quadro A Beleza Está na Adversidade, alusivo aos 250 anos de Piracicaba com 17 peixes diferentes uns dos outros”, disse.