SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Casal egresso do Cursinho Municipal faz intercâmbio em universidade do Mississippi

14 de janeiro de 2019 • André Cruz

Foto: Acervo pessoal

Os ex-alunos dos cursinho pré-vestibular, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Piracicaba em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, Stefano Francisco Pereira Duarte e Bruna Pereira da Silva, ambos com 25 anos, concluem em 31 de janeiro o período de cinco meses de pesquisas na Mississippi State University, na cidade de Starkville, no Estado do Mississipi, nos Estados Unidos.

Eles são alunos do curso de Engenharia de Biossistemas na Faculdade de Zooctenia e Engenharia de Alimentos da USP (Universidade de São Paulo) no campus de Pirassununga.

Namorados desde que cursavam o Ensino Médio na ETEC (Escola Técnica Estadual) Cel. Fernando Febeliano da Costa, o casal, que ingressou no cursinho municipal em 2013, segue junto também na vida acadêmica. “Atualmente estamos no campo de pesquisa sobre alelopatia em tomates”, disse Stefano.

Bruna entende que o cursinho municipal foi fundamental para o bom desempenho na universidade. “Os professores de todas as matérias eram excelentes. A gente também tentava tirar o máximo de cada professor”, disse. De acordo com a estudante, o cursinho os ajudou a montar uma estrutura de estudo. “A gente frequentava o cursinho no período noturno e, de manhã e à tarde, estudávamos por conta. Esse cronograma de estudo se baseava nas aulas que tínhamos na semana e que ainda teríamos, de acordo com o material didático que o cursinho nos disponibilizou”, explicou.

O empenho do casal deu resultado imediato. “Nós passamos na USP, em Ribeirão Preto, na Unesp, em Tupã, e na Unicamp, em Limeira. Eu consegui também uma bolsa de 100% no curso de Engenharia Civil na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba)”, disse Bruna.

O casal então optou por iniciar a graduação em Tupã para, um ano depois, conseguir transferência para a USP.

“No meu primeiro ano, na Unesp, o cursinho ajudou muito porque eu tinha uma boa base na parte de exatas, que me ajudou muito em física. E tinha uma boa base também na parte de biológicas. O cursinho foi um diferencial para nós”.

 O intercâmbio que permitiu a Bruna e Stefano a pesquisa na universidade do Mississipi foi disponibilizado pela USP por meio de mérito acadêmico. “Eram quatro bolsas e nós ficamos em 1º e 2º lugar e conseguimos esse auxílio financeiro para vir para o Estados Unidos”, disse Bruna. Após a conclusão do período de pesquisa, Bruna e Stefano voltam ao Brasil para dar início à fase de estágio do curso de graduação.

Cursinho

O Cursinho Municipal foi criado em 2005 pelo prefeito Barjas Negri. Aproximadamente 5.000 estudantes já foram beneficiados.

Neste ano, as inscrições serão nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2019. As inscrições serão on-line e deverão ser feitas no site da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizará um link específico para essa finalidade.

A realização da inscrição, porém, não garante vaga ao candidato. Os inscritos farão uma prova e terão direito à vaga os 150 candidatos com as melhores notas. Neste ano, foram 850 inscrições, que resultou em uma concorrência de 5,6 candidatos por vaga.

As aulas ocorrem na Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, no bairro São Dimas, de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h30. O material didático é oferecido gratuitamente aos estudantes contemplados com a vaga. As disciplinas que constam no programa são: matemática, química, biologia, gramática, redação e literatura, física, geografia, história e inglês.

‹ voltar