Cantora Piracicabana Aninha Barros contribui com proposta escolar

14 de maio de 2019 • Fernanda Schmidt

O tema“ Raízes do povo Brasileiro abordou a raça  negra na E.M. João Batista Nogueira

“Temos que pensar no futuro da Música Popular Brasileira. Estamos em tempos difíceis em termos de música boa. A música boa pra mim tem que ter um sentido raiz. Acho muito gratificante quando há o interesse da escola em trazer isso aos alunos porque, às vezes, as crianças não têm isso em casa ou até mesmo não há esse conhecimento na própria família”.

A fala é da cantora e instrumentista piracicabana Aninha Barros, do grupo Samba D’Aninha, que esteve na Escola Municipal João Batista Nogueira para contribuir com o tema “ Raízes do povo Brasileiro” abordado no conteúdo de Geografia com os alunos do 5.° ano C .

Segundo a diretora Flavia Chaddad, contemplada no próprio livro didático, surgiu a ideia de explorar a música “Sorriso Negro” de Ivone Lara, cantora e compositora brasileira e grande ícone do Samba.

“A professora Adriana Barbosa, aproveitando o contexto, abordou sobre as personalidades negras bem como as contribuições e influências destas em nossa história”, explicou.

Por iniciativa dos próprios alunos, eles prepararam uma apresentação cantando a referida canção para homenagear as personalidades negras.

“Foi aí que tivemos a ideia de convidar a Aninha para participar do momento. Ela representou todos esses homenageados e recebeu o carinho, admiração e reconhecimento de nossos alunos”, disse a diretora.

Aninha conta que já imaginava que teria uma recepção bacana, mas ficou impressionada com a alegria das crianças em falar sobre o tema da negritude.

“Percebi que eles amaram falar sobre a raça negra, e o Dia 13 de maio, por exemplo. Estou muito feliz. E já tenho varias idéias futuras com os alunos”.

Fotos: Fernanda Schmidt