Artigo: Um olhar diferenciado

24 de maio de 2019 • André Cruz

Por: Angela M. C. Jorge Corrêa, secretária municipal de Educação de Piracicaba

A rede municipal de educação básica de Piracicaba atende mais de 36 mil crianças com idades que variam dos três meses aos 10 anos. São 19.301 crianças atendidas pelas creches e pré-escolas e 16.927 pelas escolas de ensino fundamental.

Gerir uma estrutura responsável pelo acolhimento e educação de tantas crianças não é tarefa fácil. Cada criança tem uma particularidade que precisa, de uma forma geral, ser respeitada.

Mas, em muitos casos, apenas o respeito, o acolhimento oferecido por profissionais zelosos e a própria oferta de educação e ensino não bastam. É preciso ir além.

É preciso avançar e integrar aqueles que, assim como os demais, têm direito à educação de qualidade, mas limitações físicas exigem um olhar diferenciado e inclusivo do administrador público.

Para atender a essa parcela da população, a Prefeitura de Piracicaba mantém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico da Educação Especial).

Atualmente, o Núcleo atende a 524 crianças com deficiência, das quais 179 na Educação Infantil e 345 no Ensino Fundamental e conta com profissionais na área pedagógica. Também analisa as crianças que terão apoio de um auxiliar nas classes que frequentam, regularmente, com base em laudos especializados.

Para oferecer condições adequadas de aprendizado, investimentos são feitos rotineiramente. Neste ano, a Prefeitura encomendou, por meio de licitação, dez cadeiras de rodas dobráveis customizadas, ou seja, feitas sob medida para a criança, e 40 planos inclinados. Em dezembro passado, 24 cadeiras de rodas também customizadas, além de 10 cadeiras de banho dobráveis, colheres adaptadas, tesouras adaptadas, pratos, 30 apoios de pé e 30 planos inclinados já haviam sido adquiridos e entregues.

Além desses investimentos, o Numape disponibiliza para as crianças atendidas salas de recursos multifuncionais. Dotados de equipamentos, esses ambientes dispõem de móveis e materiais didáticos e pedagógicos para atendimento de crianças com deficiências e síndromes diferentes.

No total, a Prefeitura tem 17 dessas salas instaladas em escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil. Duas dessas salas oferecem atendimento para crianças com deficiência visual, seja baixa visão ou cegueira.

O investimento em recursos humanos também é um diferencial para esse tipo de atendimento. Para tanto, o Numape oferece, frequentemente, cursos de capacitação para os professores da rede municipal e vai iniciar, em breve, capacitação também para auxiliares de ação educativa.

Há também atendimento específico para crianças surdas. Os alunos do Ensino Fundamental são matriculados na EM Profª Ilda Jenny Stolf Nogueira e as crianças da educação infantil são matriculadas na EM Profº Alceu Marozzi Righetto, no Glebas Califórnia. O atendimento especializado é prestado por professores bilíngues e interpretes de libras.

Atender bem aqueles que precisam de atenção especial de forma digna e eficaz é um dos nossos objetivos. Avançamos ano a ano nos principais índices que medem a qualidade da educação, mas nada disso faria tanto sentido sem o atendimento diferenciado que a Prefeitura de Piracicaba oferece aos alunos com deficiência matriculados em nossa rede.

O Numape foi criado em 2002, em atendimento à Resolução do CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica) nº 2, de 11 de fevereiro de 2001, que institui Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Em Piracicaba funciona em sede própria, na Estrada dos Marins, 100, Glebas Califórnia.