Artigo: I Semana Municipal do Brincar na Secretaria de Educação de Piracicaba

27 de maio de 2019 • André Cruz

Por: Priscila Lima Pedrassani

Professora de Educação Física – SME

A Rede Municipal de Ensino de Piracicaba organiza há anos eventos esportivos, mobilizando alunos, professores, gestores e comunidade escolar do ensino fundamental I para viverem durante uma semana espaços, tempos, interações e aquisição de novos conhecimentos por meio de jogos, brincadeiras e esportes colaborativos e competitivos. Alunos e professores planejam, organizam e executam uma programação que privilegia os conhecimentos do Componente Curricular – Educação Física em consonância com outras áreas do conhecimento.

Atividades que geram entusiasmo e expectativas, sentimento de pertencimento a escola, propiciam novas amizades e oferecem novas formas de aprendizagens aos alunos e professores. As equipes escolares se juntam e somam esforços para realizar um projeto da escola, respeitando os interesses, possibilidades e ousando trazer a cada ano novidades aos alunos.

Pensando na ampliação destas atividades e na possibilidade de oferecimento também para a educação infantil, a partir de 2019, em consonância com o Projeto de Lei 49/2018, que institui a última semana do mês de maio como a Semana Municipal do Brincar, adotamos tal projeto para as nossas práticas em rede. A Rede Municipal abraçou o tema da Semana Mundial do Brincar (SMB): “Diversidade, o brincar que abraça a diferença”. A SMB é organizada pela Aliança pela Infância, um movimento internacional pelo direito de todas as crianças terem uma infância digna e saudável. Está na sua 10ª edição no Brasil, com aproximadamente 28 núcleos espalhados em todas as regiões do país.

Dentro da I Semana Municipal do Brincar teremos atividades e experiências diversas e livres entre as diferentes etapas da educação que esta rede administra. As equipes escolares poderão compor a sua programação da maneira que julgarem mais adequada e salutar para a continuidade das aprendizagens das crianças.

Refletir sobre o brincar, o corpo, o movimento em sintonia com as práticas dos professores, trouxe a organização da I Parada de Ações Formativas, em parceria com o SESC Piracicaba, para trazer subsídios pedagógicos aos gestores e professores. Contamos com momentos formativos que abarcaram a Temática da SMB. Tivemos o II Seminário de práticas de eventos esportivos escolares, com a participação da Secretária Executiva da Aliança pela Infância, Letícia Zero, contextualizando a temática. A segunda ação foi com a professora Agatha Battonyai Valeriano, da Escola Coopep de Piracicaba, ministrando Brincadeiras Interdisciplinares aos professores dos 1os anos. A artista Rosane Almeida, do Instituto Brincante de São Paulo dirigiu as Brincadeiras da cultura popular e seus sentidos aos professores e gestores da educação infantil e, a professora Priscila Candeloro Herminio da Rede Municipal de Campinas, com Brincadeiras da Infância.

Agora, é a hora de planejar, organizar e executar as atividades de 27 a 31 de maio, da I Semana Municipal do Brincar. Mais de 36.000 crianças farão parte deste grande

evento da nossa cidade. Dentro da programação teremos os Diálogos do Brincar nas Escolas João Perin, no bairro Nova Suíça e na Escola Maria Conceição Polizel, no bairro Jaraguá, com propostas brincantes e reflexivas entre as crianças e seus familiares, em parceria com o SESC Piracicaba e a apresentação da peça teatral “Presente feito da gente” com a Balangandança Cia, patrocinada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. E muitas outras atividades em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba.