Artigo: Educação de qualidade percorre um longo caminho

14 de outubro de 2019 • André Cruz

Por: Angela Jorge Corrêa, secretária municipal de Educação

Para oferecer educação pública de qualidade é preciso investimento, estudo, planejamento e desenvolvimento de metodologias adequadas à cada etapa de ensino.

O objetivo do trabalho de formação desenvolvido pela SME (Secretaria Municipal de Educação) é proporcionar ao aluno condições para o aprendizado e desenvolvimento intelectual. E, como parte dos fatores responsáveis pela implementação de políticas educacionais que conferem a Piracicaba bons índices em avaliações nacionais na área de educação básica, a SME oferece durante todo o ano atividades de formação a educadores, assim como garante a todos eles horários semanais para estudo livre e conjunto/dirigido.

Pela equipe de formadoras da secretaria, professores recebem atualização e formação educacional para que as atividades nas escolas municipais sejam aprimoradas constantemente. No primeiro semestre deste ano, mais de 500 educadores passaram por formações nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Educação Ambiental, Educação Inclusiva e Educação Física, além das formações semanais durante todo o ano nas escolas.

Na área de Ciências, houve formações, com foco na aprendizagem significativa e no desenvolvimento da alfabetização científica.

Em Educação Física, as formações buscaram orientar educadores no processo de ensino e aprendizagem, para que potencializem e transformem práticas pedagógicas. Nas formações de Língua Portuguesa, vários tópicos foram abordados, entre eles temas relacionados aos fundamentos pedagógicos adotados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Em Matemática, uma das atividades foi o curso “O jogo na matemática: dialogando com Jardim II e 1º ano”. Outra formação abordou o tema “Da BNCC ao chão da escola:  o caminho a percorrer”. Em Educação Ambiental (EA), educadores participaram das formações para fortalecer as ações ambientais realizadas nas escolas, estimular e promover projetos e ações de EA na perspectiva interdisciplinar, integrando-os assim com os demais componentes curriculares.

Na área de educação inclusiva o NUMAPE (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico à Educação Especial) ofereceu formações sobre deficiência visual, deficiência intelectual e autismo para professores e auxiliares de ação educativa. O Núcleo também orientou pais de alunos com deficiência.

Além dessas formações por áreas, a discussão do novo currículo da rede municipal continuou a ser desenvolvida, coordenada por comissão especial e subcomissões, gerando muito conhecimento sobre a BNCC para toda a educação básica, respeitadas as particularidades regionais e locais. E que são as bases para o novo currículo a ser implementado a partir de 2020 na rede municipal.

Entendendo que as atualizações propostas aos educadores contribuem de forma relevante com a evolução dos índices que atestam a qualidade da educação básica, esse trabalho permanente é desenvolvido com responsabilidade, dedicação e entusiasmo para que os objetivos sejam atingidos e as metas superadas continuamente. Inclusive em outubro corrente estão sendo realizadas 25 oficinas para formação dos docentes pela equipe de formação da SME e será realizada a XII Jornada Pedagógica.

Cumprimento a todos os professores e servidores da SME pelo compromisso com a educação das crianças da rede municipal neste outubro de 2019.