SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Escola Municipal Professor Aracy de Moraes Terra completa cinco anos

10 de abril de 2017 • André Cruz

Brincadeiras, exposições de trabalhos e plantio de árvores fizeram parte da comemoração que aconteceu dia 24/03

“É com muita satisfação que comemoramos os cinco anos da escola e também o trabalho de todos os profissionais que aqui desempenham suas funções em busca de um ensino de qualidade e satisfação dos pais e alunos”. A fala é da diretora da Escola Municipal Professor Aracy de Moraes Terra, Beatriz Boaretto Rodrigues, enquanto dava início às comemorações do aniversário da escola, localizada no bairro Água Branca. A unidade que atende hoje 264 crianças de 6 a 10 anos, completou cinco anos em 23/03, mas a comemoração foi realizada no dia seguinte com muita festa, bolo, brincadeiras e apresentações de trabalhos, no período da manhã e da tarde. “ Comemorar o aniversário da escola já faz parte do nosso calendário, é uma data que as crianças esperam”, contou Beatriz.

Todos participaram de gincana, expuseram cartazes com frases comemorativas, poemas, e realizaram o plantio de árvores. As crianças do 5º ano se apresentaram com paródia musical. “Este ano, além do plantio das árvores, o diferencial foi o plantio de flores em garrafas PET para o nosso Jardim Vertical, que enfeitará as grades laterais da escola”, explicou a educadora.

Fotos: divulgação

ara5

 

Aracy de Moraes Terra – O patrono nasceu no dia 15 de agosto de 1911, na cidade de Itapetininga. Era filho de Miguel dos Santos Terra e Orvalina Moraes Terra. Casou-se com Zoraide Monteiro Terra, com quem teve cinco filhos.

Sua carreira iniciou-se em 1932 como professor em Itapetininga. Até 1955, passou pelos cargos de diretor e inspetor escolar em Agudos, Avaré e Tietê. Mudou-se para Piracicaba em 1958, e dois anos mais tarde exerceu o cargo de conselheiro do Centro do Professorado Paulista, onde permaneceu até 1995.

Aracy recebeu da Câmara Municipal de Piracicaba a honraria de Cidadão Piracicabano, medalha como reconhecimento pelos serviços prestados ao Ensino do Estado de São Paulo, além de sessão solene especial pelo Dia do Professor, um diploma e Pena de Ouro pelo Professor do Ano.

Em 1971 foi nomeado para o cargo de delegado de Ensino de Piracicaba. Fundou juntamente com outros cidadãos, o Lions Clube Independência, no qual foi presidente. Foi também membro da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

O professor recebeu vários prêmios, tais como: título de personalidade na área da educação – Troféu Gente’s, promoção do Jornal O Diário; medalha comemorativa do cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932 e o mais alto reconhecimento na educação paulista, a comenda Sud Mennucci. Faleceu em 23 de janeiro de 1997.

Em 2011, ano que completaria 100 anos, a escola recebeu em sua homenagem a denominação de E.M. Professor Aracy de Moraes Terra.

ara4

ara10

ara7

ara8

ara9

ara11

ara12

ara13

ara3

ara6

ara1

ara2

 

 

 

 

‹ voltar