Aquarela Cultural: (Des) uniformizando Nossa Escola

31 de outubro de 2019 • Fernanda Schmidt

Neste último sábado dia 26/10 aconteceu na Unidade Escolar Prof. Dr. Elias Boaventura um momento de encontro entre toda a comunidade escolar intitulado como “Aquarela Cultural: (Des) Uniformizando a Nossa Escola”.
Esta proposta de proporcionar camisetas para todas as crianças surge de uma reunião do Conselho Escolar da Unidade, pensando na importância de todos terem suas camisetas escolares. Portanto durante o ano todo o Conselho promoveu promoções com a comunidade envolvendo todos com este objetivo.
Iniciamos a manhã com a mãe de uma criança que é professora de Ed. Física Paula Leite conduzindo um alongamento, na sequencia tivemos a apresentação e conversa da família indígena das comunidades Guarani – RJ e Pataxós – BA, os mesmos dando continuidade a um primeiro momento que eles já haviam iniciado somente com as crianças em outro dia.
E o tão esperado momento de as crianças junto a suas famílias aquarelarem suas camisetas finalmente aconteceu. Foi de grande importância para todos vivenciarem esta experiência, os pais podendo compreender sobre as mais diferentes formas de intervenções e interações com as crianças, as famílias estampando em seus desenhos suas culturas e identidades e podemos ver a pluralidade de diversidade cultural emergindo através do uniforme escolar, construindo assim um (des) uniforme.
Os pais demonstraram muito entusiasmo com a proposta, trouxeram muitas falas para toda a equipe demonstrando o quanto este momento foi especial para eles enquanto construção familiar e agradecendo a proporcionar deste espaço.
A Palavra (DES) é de grande significado para esta equipe docente neste ano levito, que após um ano de estudos seguem se (des) construindo no que se refere a formação pedagógica. Uma grande reformulação de práticas pedagógicas e olhares para a aprendizagem resinificou a equipe e os levou a repensar qual é de fato o papel desta família na escola, para que nos tornemos uma grande e articulada comunidade escolar.

Fotos: Divulgação da Escola