Alunos da Rede Municipal participam do Escovódromo da FOP

5 de outubro de 2017 • Secretaria de Educação

A ação é uma das atividades da Jornada Odontológica de Piracicaba e, ao todo, 1.600 crianças foram atendidas

Durante a 24ª Jornada Odontológica de Piracicaba, realizada de 2 a 4 de outubro pela FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), alunos de 5 a 9 anos que estudam nas escolas da Rede Municipal participaram do Escovódromo. A ação foi uma das atividades da Jornada e, ao todo, 1600 crianças foram atendidas.

A atividade voltada às crianças acontece desde a primeira edição, iniciada em 1994. Segundo a organização, é a parte mais social da Jornada, quando é ensinada a maneira correta de escovar os dentes, e entregue às crianças um kit com escova, creme dental e folhetos explicativos. “Não adianta apenas identificar a necessidade, é preciso dar continuidade ao tratamento”, disse Dagmar de Paula Queluz, docente e responsável pelo Escovódramo.

Além da escovação, os alunos da FOP avaliam a boca das crianças e verificam se há algum trauma, cárie ou a necessidade de extrair algum dente, e depois encaminham para a clínica de graduação. Além disso, os alunos fizeram exames, visitaram o laboratório de análise, assistiram a um vídeo educativo sobre saúde bucal e participaram de brincadeiras com corda, bolas e pintura, todas direcionadas e acompanhadas pelos alunos da faculdade. As agentes de Saúde Escolar também participaram nos três dias da Jornada.