Alunos da rede participam de Oficina de Música

18 de maio de 2018 • André Cruz
Participantes tiveram contato com a cultura de países representados na Festa das Nações   Aproximadamente 1.000 crianças de 6 a 10 anos de 11 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram da 1ª Oficina de Música da Festa das Nações, realizada na quarta-feira (16) e quinta-feira (17). Nos dois dias os participantes tiveram contato com a cultura de diversos países representados na Festa das Nações, conhecendo, por meio da música, particularidades de cada local, como instrumentos típicos, músicas mais famosas, entre outras. Na quarta-feira, participaram os alunos das escolas Professor Benedito de Andrade, José Antonio de Oliveira, Maria Benedicta Pereira Penezzi, Wilson Guidotti, Professor André Franco Montoro, Professor Décio Miglioranza, Francisco Corrêa e Professor Manoel Rodrigues Lourenço. Na quinta-feira, participaram alunos das escolas Antonia Benedita Eugênio, Francisco Corrêa e José Pousa de Toledo. A oficina foi ministrada pelo maestro Jonson Sarapu de Oliveira. De acordo com ele, a oficina foi uma experiência marcante para os envolvidos no projeto Música para Todos, criado por ele há 11 anos. “Tivemos a oportunidade de levar a mais de 1.000 alunos de quatro escolas conceitos básicos em música e percebemos o interesse das crianças, que têm idades entre 8 a 12 anos”, disse. “Nestes dois dias de oficina atingimos o objetivo do projeto, que é de levar a música aos jovens e estímulo para que se interessem pelos instrumentos”, concluiu. A 1ª Oficina de Música da Festa das Nações teve a participação dos músicos Eliezer Silva (trompete), Frank Edson (tuba), Rafael Barros (banjo, violão e cavaco), Maxsuel Randerson (clarinete, flauta e saxofone). Fotos: Fernanda Schmidt MÚSICA PARA TODOS - Criado há 11 anos por Maestro Jonson, o projeto oferece cursos gratuitos com dois anos de duração, aulas semanais que vão de fevereiro a dezembro. São seis professores estão à frente das turmas. Com formação em regência em coral pelo Conservatório de Tatuí, Maestro Jonson é responsável pelo conteúdo de iniciação musical. Atualmente, graças ao apoio da Prefeitura e de parceiros, o número de locais que recebem as aulas e a quantidade de vagas oferecidas foram ampliadas. A importância do projeto está em dar ocupação aos jovens nos períodos em que não há aulas, para que não fiquem ociosos nas ruas. O treinamento possibilita que, em poucos meses, eles já desenvolvam habilidade musical.   SOLIDARIEDADE - A Festa das Nações é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e pela Casa do Bom Menino, com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico. A renda da festa será revertida para 21 instituições sociais de Piracicaba. O patrocínio Ouro é da Hyundai Motors Brasil; patrocínio Prata da Brahma Extra e Caterpillar Brasil, e Bronze da Ambiental Piracicaba, Arcelor Mittal, CJ do Brasil, Gás Express, Caixa, Sicredi e OJI Papeis Especiais. O apoio é da Águas do Mirante, Coplacana, Elring Klinger, Raízen e Unimed. SERVIÇO – 35ª Festa das Nações de Piracicaba. De 16 a 20 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454. Informações no site http://www.festadasnacoespiracicaba.com.br/   (Com informações da assessoria de imprensa da Festa das Nações)