Aluno do Cursinho Municipal é aprovado e recebe 100% de bolsa na EEP

20 de dezembro de 2011 • André Cruz

Além dele, mais 16 alunos passaram para a 2ª fase de universidades públicas

Apenas seis meses dedicados ao Cursinho Pré-vestibular Municipal, oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação, e uma base familiar focada no esforço e determinação. Foram esses os principais fatores que levaram o jovem estudante Marlon Marques Miranda, de 18 anos, a comemorar o ingresso e a bolsa integral para o Curso de Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

De família humilde, o garoto conta que decidiu rever as matérias do ensino médio, feito em escola pública, para prestar vestibular. Por indicação de um amigo e sem condições financeiras para pagar um cursinho particular, Marlon iniciou o 2º semestre desse ano no Cursinho Municipal e garante: “É muito bom. Os professores são atenciosos, capacitados e abordaram em sala de aula os conteúdos que normalmente caem na prova, o que facilitou meus estudos e a bolsa”.

Marlon_cursinho

João Batista Vieira Miranda; secretário Gabriel Ferrato; Marlon Marques Miranda; e prefeito Barjas Negri

Mesmo com o acidente que sofreu recentemente (Marlon perdeu o polegar direito, no primeiro mês de emprego, e teve que se afastar da empresa), o garoto manteve a disciplina. “Pensei que tudo estivesse perdido, mas com o apoio do meu pai e familiares retomei as aulas três dias após o ocorrido”, se emociona. Seu pai, o motorista João Batista Vieira Miranda, 58, foi um dos maiores incentivadores na trajetória de Marlon. Sr. João não deixava o filho faltar um dia sequer das aulas, sempre de segunda a sexta-feira das 19h às 22h40. “Às sextas-feiras acontecia, vez ou outra, de ter somente três alunos na classe; quando batia o desânimo no Marlon, eu dizia que era preciso ir mesmo que o professor passasse o conteúdo somente para ele”.

Hoje, é Marlon quem ensina a lição: “Basta aproveitar a oportunidade com determinação, levantar a cabeça e seguir em frente para buscar o sonho”, comprovando que força de vontade é um bom caminho para o sucesso na carreira profissional. Muito animado, Sr. João afirma ter recebido um “belo” presente de Natal e agradece a oportunidade que a Secretaria Municipal de Educação, em nome do professor Gabriel Ferrato, deu ao seu filho. “Nossa família está muito feliz, pois daqui há 5 anos vai ganhar um engenheiro”, comemora radiante.

Cursinho
O Cursinho Pré-vestibular Municipal é oferecido semestralmente pela Secretaria de Educação com aulas na Escola Estadual “Sud Mennucci” em período noturno. De acordo com o secretário da Pasta, professor Gabriel Ferrato, o resultado positivo pode ser comemorado todos os anos, pois demonstra o sucesso dessa iniciativa criada na gestão do prefeito Barjas Negri.
“É uma grande oportunidade ao aluno que não possui recursos para pagar um cursinho particular. Com esforço, dedicação e frequência nas aulas, os estudantes terão cada vez mais chances de alcançar o objetivo a que se propõem”, considera Ferrato.

Bolsa
A bolsa de estudos integral é fornecida pela Fundação Municipal de Ensino (Fumep) ao estudante do Cursinho que obtiver a melhor nota em seu vestibular. O benefício é válido para os quatro anos de curso na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).