Aluna do Cursinho Municipal passou em medicina na Unicamp

15 de março de 2017 • André Cruz

“Meu sonho sempre foi medicina. Sempre me interessei pelo funcionamento do corpo humano e em como deve ser gratificante cuidar das pessoas e salvar vidas. O cursinho ajudou muito, porque me preparou para fazer as provas dos vestibulares. Não sei se eu teria conseguido passar na faculdade se não tivesse essa oportunidade”. O depoimento é da mais nova aluna do curso de medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Milena Stenico, 17 anos. Ela que fez o Cursinho Municipal no ano passado, quando ainda cursava o terceiro ano do ensino médio na Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, inicia uma nova vida a partir de agora.

Em 2016, a rotina de Milena foi intensa. Ela dedicava 10 horas do seu dia aos estudos. Durante a tarde, ela revisava o conteúdo dado pelos professores e fazia vários exercícios para praticar e fixar o que aprendia. “Também complementava os estudos comprando ou emprestando livros na biblioteca municipal”, conta.

Segundo ela, estudar em um cursinho particular pesaria no orçamento familiar, por isso Milena encontrou no cursinho municipal a oportunidade que desejava. “O pré-vestibular é muito bom, o material utilizado ajudou bastante. Os professores são experientes e acostumados com os grandes vestibulares, como USP, Unicamp, Unesp e Enem. Por isso sempre davam dicas importantes e procuravam orientar nossos estudos”, diz.

Além de Milena, O ex-aluno do cursinho João Vitor da Silva, 19, que fez o pré-vestibular em 2016, passou em seis universidades para o curso de química. “Ano passado meu pai estava desempregado e não teríamos como pagar um cursinho particular. Se não fosse o municipal eu não teria conseguido passar nas faculdades. Sou muito grato”, contou.  João Vitor reservava o período da tarde para revisar o conteúdo aprendido no dia anterior. “O cursinho disponibilizou toda essa oportunidade. Todo o esforço valeu muito a pena”.  Dos 69 alunos do cursinho que prestaram vestibular em 2016, 32 entraram em universidades

A ex aluna do Cursinho Milena Stenico

Recorde – O cursinho recebeu este ano 1.160 inscrições e bateu recorde em 11 anos de fundação. As tiveram início em fevereiro com 150 alunos.  O material didático que os alunos recebem também se destaca pela qualidade. Apostilas com teoria e atividades extras servem de base para os estudos dos alunos. “Nosso objetivo é focar nos grandes vestibulares. Acompanhamos a Fuvest desde seu início, por isso passamos aos alunos toda experiência que adquirimos ao longo dos anos”, conta o professor de física José Francisco Carraro. “Os professores procuram deixar as aulas mais práticas e mais próximas da realidade para que o aluno tenha motivação”, acrescenta.