Aluna da escola municipal Professor Mário Chorilli recebe Menção Honrosa na 16ª edição do Salãozinho de Humor

21 de setembro de 2018 • Fernanda Schmidt

Vencedores do Salãozinho de Humor são premiados no Engenho Central

Edição recebeu 4.774 trabalhos enviados por estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares

As piracicabanas Maryâmni Di Karmell Gardenal Cardoso, 10 e Vitória Jardim de Souza, 14, faturaram o primeiro lugar nas categorias de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos, respectivamente, na 16ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba. As duas levaram para casa, bicicletas. A cerimônia de premiação ocorreu no domingo, 16, no Teatro Erotides de Campos, Engenho Central. Este ano, o Salãozinho recebeu 4.774 trabalhos entre desenhos e esculturas, dos quais 220 ficarão expostos até o dia 14 de outubro, no Museu do Açúcar (Armazém 05B).

Mariâmni, que estuda no Instituto Saber, venceu com o desenho de uma batalha que faz alusão ao mosquito da dengue e outras pragas. Vitória, estudante da Escola Estadual Dr. João Conceição retratou a cantora Jojo.

Na categoria de 07 a 10 anos, Pedro Henrique de Oliveira, da cidade de Americana, conquistou o segundo lugar e Ricardo Forti Martins, de Piracicaba, o terceiro, recebendo como premiação, patinetes e bolas. As menções honrosas foram para Catharina Pigozzo, Enzo Nappi e Maria Luisa Pinheiro Botelho e receberam patinetes como prêmios.

Os ganhadores do segundo e terceiro lugares da categoria de 11 a 14 anos foram Ana Carollini dos Reis, da cidade de Mogi Mirim e Maria Aurora de Piracicaba, que conquistaram patins e bolas como prêmios. Lais Orlando Dias Paschoal, Léo Leme de Oliveira e Luís Gilherme Zanetti, de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, também receberam menções honrosas e foram premiados com patins.

Os ganhadores receberam os prêmios das mãos da secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, do diretor do Centro de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor, Erasmo Spadotto, do presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor, Adolpho Queiroz, Elaine Galani, representante da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Negreiros da Diretoria de Ensino e representantes da Tilibra e Instituto Arcor, parceiros do Salãozinho de Humor.

Erasmo Spadotto falou sobre as ações simultâneas ao concurso, como o projeto Humor na Sala de Aula que capacita professores da rede municipal e estadual, à linguagem prática do humor. “Esse projeto aproxima professores e estudantes ao Salão de Humor, com a proposta de ensinar uma nova linguagem e reflexão sobre os fatos, sobre as pessoas e sobre o mundo”, explicou.

O Salãozinho de Humor é a menina dos nossos olhos. É um motivo de muita alegria poder outorgar prêmios à crianças e jovens que através da sua criatividade e humor conseguem nos fazer refletir. Os resultados são possíveis devido o interesse dos professores em colaborar com a arte, dentro das salas de aul; papel fundamental para elevarmos cada vez mais, a qualidade e nível do salãozinho”, ressaltou a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese que também agradeceu a todos os parceiros que contribuiram significativamente para o sucesso do evento.

Serviço – 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Visitação da exposição até 14 de outubro, no Museu do Açúcar (armazém 5B), Engenho Central. Informações: (19) 3403-2615. E-mail: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/.

Texto: Flávia Perez (SEMACTUR)

Fotos: Fernanda Schmidt