ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, FOI O TEMA DE EXPOSIÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS

19 de setembro de 2018 • Fernanda Schmidt

A exposição teve por objetivo compartilhar as experiências desenvolvidas com as crianças e seus familiares, promovendo a construção de uma consciência crítica quanto aos hábitos alimentares.

Foi promovida no dia 04 de setembro de 2018, nas dependências da E.M. Getúlio Dornelles Vargas, a exposição “Projeto Piracicaba com saúde: é hora de comer melhor!”, que teve como tema disparador esse ano à superação dos “obstáculos” para uma boa alimentação.

Os trabalhos foram expostos aos visitantes por meio de registros fotográficos, cartazes, livros e demonstração concreta, contendo as experiências com plantio em horta, culinária, degustação, aproveitamento integral dos alimentos, resgate de habilidades culinárias, conscientização dos níveis de açúcar, gordura e sal nos alimentos, histórias contadas e encenadas, pesquisas e outros.

Buscando maior envolvimento e participação das crianças e familiares no projeto, a escola decidiu criar as “mascotes da alimentação”, construídos a partir de formas de vegetais e frutas. A elaboração contou com a participação da professora Gabriela Gaiotto do maternal II integral, que desenhou as mascotes e a mãe Virgínia Franceto do berçário II parcial tarde que os confeccionou. Após iniciou-se o processo de nomeação, onde foi solicitado aos pais que enviassem sugestões de nomes, e posteriormente, realizado votação pela equipe escolar onde foram eleitos os nomes “VEGETÚLIO E FRUTABELA”.

As mascotes passearam por todas as salas, interagiram com todas as turmas e tornaram-se personagens de um livro intitulado de “Frutabela e Vegetúlio: no mundo da alimentação saudável”, escrito e decorado coletivamente pelas crianças. Pode se dizer, que nesse processo as crianças se constituíram autoras da história.

Como culminância, a exposição contou com a participação do Projeto Cultural do Oba Hortifruti, apresentando o musical “Oba! Uma aventura vitaminada!!”, sob a direção de João Scarpa. Durante o espetáculo foi notável o interesse, a curiosidade e o envolvimento, tanto da parte das crianças quanto dos visitantes.

A exposição foi contemplada pelas 340 crianças da unidade e contou com a presença significativa dos pais, profissionais do Posto de Saúde da Família – PSF Jardim das Flores, Supervisão da Educação Infantil e da Coordenadoria do Programa de Alimentação e Nutrição – CPAN.

Como desfecho, foram homenageadas as mães Janaína Barbosa e Janaína Vilas Boas, pelas sugestões dos nomes eleitos para as mascotes VEGETÚLIO E FRUTABELA. As mães foram premiadas com uma cesta de frutas e uma cesta de legumes e vegetais, como incentivo à alimentação saudável.

O projeto foi enriquecedor e proporcionou grandes aprendizados as crianças, a equipe escolar, aos familiares e visitantes. A escola, enquanto espaço pedagógico, é um importante aliado da educação alimentar, uma vez que ela se desenvolve na prática cotidiana dos que realizam o processo educativo.

Fotos: Fernanda Schmidt