Água é tema de formação para professores do Ensino Fundamental

14 de agosto de 2019 • André Cruz

Fotos: Fernanda Schmidt

A SME (Secretaria Municipal de Educação) realizou nos dias 12 e 13 de agosto encontros formativos em Educação Ambiental sobre o tema Água para professores do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir na prática dos professores em sala de aula visando a aprendizagem sobre o uso múltiplo e consciente da água.

Nos encontros foram abordados temas como: bacia hidrográfica, consumo consciente da água, usos da água do mundo, no Brasil e na região de Piracicaba, conceito de água virtual, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o uso da água, assim como foram realizados diversos experimentos e atividades pedagógicas que podem potencializar a prática do professor em sala de aula.

Participaram 24 professores de 12 escolas municipais, que foram selecionadas considerando os projetos desenvolvidos sobre o tema. “Diante dos desafios relacionados ao uso e gestão das águas, envolvendo a aparente abundância, a falta de conhecimento sobre a realidade, a poluição e a sua escassez, é fundamental que o tema seja abordado desde os anos iniciais da Educação Básica, utilizando-se de estratégias pedagógicas que potencializem o ensino aprendizagem de forma que o estudante compreenda o assunto na sua totalidade, buscando intervir na sua localidade. Nesse sentido, a formação contribuiu para ampliar as práticas realizadas pelos professores, por meio de experimentos e atividades relacionados ao tema água”, explicou a formadora de Educação Ambiental Laís Ferraz de Camargo, da Secretaria Municipal de Educação.

As escolas participantes foram: João Oriani, Luis Claudio Alves, Enedina Lourenço Vieira, Vilma Leone Del Pogetto, Wilson Guidotti, Carlos Sodero, João Batista Nogueira, Décio Miglioranza, Padre Pedro Baron, José Pousa de Toledo, Mario Chorilli e Benedito de Andrade.