ABC do Dó, Ré, Mi leva 1200 crianças ao teatro nas sessões de estreia

Texto + vídeo

Texto: Rodrigo Alves

Fotos: Fernanda Schmidt

A SME (Secretaria Municipal de Educação) e a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) retomaram, na manhã desta sexta-feira (26), o projeto didático “ABC do Dó, Ré, Mi”, em que crianças da rede municipal de ensino visitam o Teatro Municipal Dr. Losso Netto para um “showcerto” descontraído e informativo. A mescla de “show” com “concerto” tem a participação de 18 instrumentistas, o ator Romualdo Sarcedo e o músico Luis Fernando Dutra, intérprete do maestro. Até dezembro, 7.000 crianças serão contempladas com a ação, que conta com recursos da Secretaria Municipal de Educação e apoio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo).

As duas primeiras sessões do projeto tiveram a presença de 1.200 estudantes, vindos das escolas municipais de ensino fundamental Judith Moretti Accorsi, Wilson Guidotti, Nathálio Z. Sabino, Maximiano F. Gil, João Otávio de M. Ferraciú, José Pousa de Toledo, Francisco Corrêa, Geraldo Bernardino, Enedina L. Vieira, Edilene Marli Borghese, Aracy de Moraes Terra, Joaquim Carlos A. de Souza.

O roteiro do “ABC do Dó Ré Mi” costura música e teatro, em que a plateia é guiada pelo maravilhoso mundo dos sons, sempre ilustrado pela música. Todos os meses, exceto nas férias escolares, estão programadas duas apresentações mensais, pré-agendadas entre as escolas. O elenco é composto por 18 instrumentistas, profissionais e estagiários, divididos em sete cordas, quatro madeiras, quatro metais, um tímpano, uma percussão e um piano.

Veja trecho do evento

O fio condutor desta edição do espetáculo é a fábula musical Pedro e o Lobo, um dos maiores sucessos do teatro infantil. Escrita em 1936 pelo compositor Sergei Prokofiev, traz a história do valente Pedro, que tenta capturar o feroz lobo para proteger seus amigos bichos. A peça tem o objetivo de mostrar as sonoridades dos instrumentos: a flauta representa o passarinho; as cordas, Pedro; o som do clarinete é o gato, e a ferocidade do lobo vem das trompas. “A genialidade dos achados musicais de Prokofiev, aliada à uma historinha deliciosa, falam direto ao público infantil”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Piracicaba.

Ao final da segunda sessão desta sexta-feira, o “showcerto” teve uma regente extra, convidada a subir ao palco para conduzir os músicos e se tornar maestrina por um dia. Trata-se da estudante do 5º ano, Angelina Rosi Olier Rocha, da Escola Geraldo Bernardino, do Parque Residencial Monte Rey. “A interatividade é uma das principais marcas do espetáculo. De forma muito descontraída, as crianças aprendem e ao mesmo tempo se divertem”, completa Jamil Maluf.

Criado em 2016, o projeto “ABC do Dó, Ré, Mi” se soma a outras iniciativas de inclusão social e cultural das crianças da rede municipal de ensino, como os projetos Música nas Escolas, que também foi iniciado esta semana em três unidades da cidade, e o Pequena Grande Orquestra, em que estudantes possuem ensino gratuito de violino, proporcionado graças aos recursos da Secretaria de Educação e o patrocínio das empresas Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, via Lei de Incentivo à Cultura. A estimativa é que 21 mil crianças da rede municipal de ensino tenham sido contempladas com os três projetos.

A encenação tem como objetivo que as crianças absorvam conceitos importantes para seu aprendizado e que sejam despertados disciplina e responsabilidade, trabalho em equipe e atribuições individuais. “É um guia de instrução musical democrático e divertido, que fala a língua das crianças. Elas aprendem rindo e sem esforço. Outra grande contribuição é na formação de plateias na cidade”, avalia a secretária Angela Jorge Corrêa.

Iniciada em março, a Temporada 2019 da OSP conta com concertos mensais gratuitos no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Neste sábado (27), às 17h30 e 20h, o programa recebe o maestro convidado Thiago Tavares e, ao violino, o solista piracicabano Cláudio Micheletti, em comemoração dos 50 anos da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba). Mais informações: (19) 3433-3264, 3434-2168 e www.sinfonicadepiracicaba.org.br.