SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Equipes de Formação e Supervisão da SME realizam atividades com professores de Ensino Fundamental

20 de janeiro de 2023 • Ygor Oliveira

Visando garantir uma melhor integração com os novos professores admitidos entre 2022 e 2023, as equipes de Formação Continuada de matemática e de Supervisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação iniciaram no último dia 17/01, a realização de atividades formativas com os novos professores integrantes da Rede Municipal de Ensino. Os encontros seguiram pela quarta-feira, 18/01, sendo finalizados hoje, dia 19 e foram realizados no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.


Formação com os servidores admitidos entre 2022 e 2023 foi realizada dos dias 17 a 19 de janeiro no auditório da SMADS

Segundo as idealizadoras, esta formação é essencial para que os novos profissionais ingressantes no Ensino Fundamental compreendam as especificidades das unidades municipais de ensino e entendam o currículo municipal. Além disso, o encontro foi essencial para destacar o essencial papel do professor dentro da Rede Municipal de Educação de Piracicaba.

Além dos temas gerais, foram apresentados aos docentes concepções sobre o ensino da matemática. A formadora Flávia de Andrade Brito destaca o trabalho realizado durante esta semana “tivemos a oportunidade de estar com os professores ingressantes na Rede num movimento de acolhimento e apresentação da secretaria de educação de Piracicaba. Nesse encontro apresentamos o nosso currículo e outras documentações pedagógicas, pensando e refletindo sobre a qualidade da educação. Os professores puderam conhecer a concepção de ensino da matemática, ponderando como as crianças aprendem números e o sistema de numeração decimal, por meio de atividades práticas e reflexivas para melhorar a qualidade da aprendizagem e do “pensar matematicamente” das nossas crianças”.

 
As equipes de Formação e Supervisão da SME passaram aos novos servidores as especificidades das unidades municipais de ensino, além de destacar o papel do professor dentro da Rede Municipal de Educação de Piracicaba

Segundo a supervisora Milena Lima, foram trabalhados durante esses dias temas que possibilitam aos professores entender de forma abrangente em que contexto histórico e metodológico a Rede Municipal foi constituída e está inserida. “Ações assim promovem aos docentes a reflexão em relação aos diversos aspectos referentes ao seu papel junto aos alunos e por sua vez quais são as atribuições fundamentais para uma prática cotidiana alinhada aos princípios e expectativas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba. Destaco que a formação docente é essencial uma vez que promove a reflexão em relação aos conhecimentos teóricos, aproxima os professores promovendo o compartilhamento de saberes e a análise em relação a sua função.”, pontua.

‹ voltar