SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Educação inicia entrega de 4.000 laptops para uso dos alunos

3 de agosto de 2022 • Ygor Oliveira

A Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a entrega dos 4.000 laptops educacionais às unidades escolares da Rede Municipal de Ensino em evento realizado hoje, 03/08, na Escola Municipal Professora Elizabeth Consolmagno Cruz, no Kobayat Líbano. A ação marca o novo momento da educação da cidade.

Com um investimento de mais de R$ 8 milhões, os equipamentos chegarão ainda neste mês de agosto a todos os 18 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental da Educação de Piracicaba, incluindo a tecnologia, os equipamentos eletrônicos e novas formas de aprender dentro das salas de aula.

Por meio da utilização de ferramentas tecnológicas, como os laptops, a SME busca incentivar e promover uma educação de qualidade aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.


Beatriz Lima Albino dos Santos, 11, aluna da EM Profesora Elizabeth Consolmagno, e o prefeito Luciano Almeida conferem um dos novos laptops

Além da formação STEAM, que já está acontecendo com apoio da empresa ArcelorMittal, a SME também trabalha para ofertar formação de nível internacional com o Google para todos os profissionais da Educação de Piracicaba.

Participaram do evento, além do prefeito Luciano Almeida e do secretário municipal de Educação, Bruno Roza, os vereadores Acácio Godoy, Anilton Rissato e Thiago Ribeiro, bem como supervisoras, formadoras e funcionários da SME.

Felizes com a nova ferramenta, os alunos Adriele Tereza Mendes da Silva, do 5° ano C, e Rafael Henrique Pereira da Silva, do 5° ano D, representaram todos os mais de 600 estudantes da Escola Municipal Professora Elizabeth Consolmagno Cruz e agradeceram pelo importante dispositivo. “Estamos vivendo na era digital e a chegada desse equipamento nas escolas permite que nós, estudantes e professores, possamos estar sempre conectados e com as informações disponíveis online, construindo e ampliando nossos conhecimentos”, pontuaram.


Os alunos da Escola Municipal Professora Elizabeth Consolmagno Cruz já entretidos com a nova ferramenta.

A coordenadora pedagógica Hérika Machado é professora certificada do Google For Education e relatou o benefício do uso das tecnologias Google no ensino. “Esse processo já faz parte do dia-a-dia deles, sendo uma geração dos nativos digitais e as escolas precisam se apropriar dessa linguagem e dessas ferramentas para transformar o ensino, já que, para muitos deles, o único lugar que eles terão acesso a esta tecnologia será nas escolas”, destaca Hérika.

 Contente com a nova ferramenta, a diretora da unidade, Juliana Morato Rosada Possignolo, destaca o trabalho que realizarão com os equipamentos. “Esperamos ansiosamente começar a desenvolver um trabalho com o uso das novas plataformas e de todas as ferramentas disponíveis nos laptops. A nossa equipe está animada e os alunos ainda mais.”

“Temos hoje os nativos digitais, crianças com contato e domínio de ferramentas tecnológicas desde os primeiros anos de vida. Temos, portanto, uma versão atualizada de pequenos, que precisa de acesso às melhores ferramentas para enfrentar os desafios futuros. Em nossas escolas, todos os alunos terão contato e farão uso das melhores tecnologias disponíveis hoje no mercado, de maneira igualitária e justa”, pontua o secretário municipal de Educação Bruno Roza.


Interativos, os laptops educacionais garantirão um novo momento para a educação de Piracicaba.

O prefeito Luciano Almeida destacou o incentivo que a gestão tem ofertado para garantir as novas formas de ensino aos alunos da Rede. “O nosso principal objetivo é garantir o acesso a todos os alunos às melhores tecnologias disponíveis no mercado e assim incentivar um salto na nossa educação. Com o comprometimento dos nossos professores e as novas tecnologias, nossos alunos terão o melhor. É apenas o começo de uma série de iniciativas que levam à informatização do ensino em Piracicaba”, conclui o chefe do Executivo Municipal.

LAPTOPS PARA PROFESSORES – O prefeito Luciano Almeida reforçou, ainda, o anúncio feito na última segunda-feira, dia 1°/08, durante evento Decola Pira, sobre a aquisição de laptops educacionais para os professores da Rede Municipal de Educação.

Além dos 4.000 laptops educacionais adquiridos para uso dos alunos de Ensino Fundamental da Rede, serão comprados mais 3.000, os quais serão entregues para uso de cada professor efetivo da Rede, além dos coordenadores e diretores das 124 unidades escolares municipais de Piracicaba.

O aviso do pregão eletrônico n°350/22 para a aquisição dos equipamentos foi publicado na última sexta-feira, 29/07. O pregão está marcado para o dia 12/08 com abertura às 8h e com início de disputa previsto às 9h. A validade da ata de registro de preços é de 12 meses.

Junto com os laptops, os professores vão receber treinamento técnico e pedagógico do setor de informática da Secretaria Municipal de Educação, além da formação do Google for Education que está sendo contratado pela pasta.

“A pandemia nos mostrou a necessidade da tecnologia e tivemos que nos adaptar rapidamente. Estamos trabalhando para estruturar nossas unidades, investindo em uma melhor condição de trabalho dos nossos professores e na qualidade de ensino dos nossos alunos que irão ter acesso a novos métodos de ensino em sala de aula. Equipamentos de ponta para facilitar as rotinas, o preparo de aulas dinâmicas e os nossos encontros virtuais”, finaliza o secretário de Educação, Bruno Roza.

 

Texto: Thiago Marquezin e Ygor Gimenez/SME 

Fotos: Fábio Lisboa/SME

‹ voltar